Terça, 31 de outubro de 2017

(Rm 8,18-25; Sl 125[126]; Lc 31,18-21) 
30ª Semana do Tempo Comum.

“Devemos observar, por fim, que a aplicação a Cristo não é uma espécie de problema matemático, que só admite uma solução exata, ou a decodificação de um texto escrito em cifras, mas uma questão de intuição e sensibilidade, um modo bastante flexível de proceder. Um mesmo salmo, ou até um mesmo versículo, pode ser cristificado algumas vezes por baixo, e outras por cima. Por exemplo, o Salmo 119, em que cada versículo é uma expressão de amor e fidelidade à Lei, reflete um clima de hostilidade ambiental, desprezo e até perseguição aberta. Podemos colocá-lo na boca de Jesus Cristo, cercado de inimigos que lhe preparam uma armadilha e finalmente o levam ao patíbulo, e do mesmo como o utiliza a liturgia da Paixão. Mas, depois de sua Ressurreição, o Senhor já está ‘em cima’ e, em contrapartida, sua Igreja continua aqui ‘embaixo’, hostilizada e perseguida como o foi seu Mestre. Neste caso, é ela que diz o salmo a Cristo glorificado, que prometeu não deixa-la órfã” (Hilar Raguer – Para Compreender os Salmos – Loyola).

A liturgia se serve do salmo 126 (na íntegra), que reza a ação de graças do retorno do exílio, ato libertador de Deus, para recordar, em sintonia com Paulo, que aqui também vivemos exilados e ansiamos pelo gesto definitivo de “adoção filial e libertação para o nosso corpo”. O retorno não foi tão simples e bonito quanto parece.  O salmo é também uma constatação do momento de dor atravessado por eles. O exílio não foi fácil, o retorno também não. Há um misto de alegria e tristeza em nosso salmo. “Talvez essa seja sua situação enquanto lê isto – um lugar difícil, desejando que algo mude, esperando para ir para casa, querendo que as coisas fossem diferentes. Deus está com você nesse lugar difícil. Mesmo que você se sinta longe dele, ele se faz presente. Busque a face e o perdão de Deus – e sua graça restauradora. ‘Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão’ (v. 5). A promessa ainda é verdadeira”.  (Douglas Connelly - Guia Fácil para entender Salmos - Thomas Nelson Brasil).     


Pe. João Bosco Vieira Leite