Quarta, 04 de outubro de 2017

(Ne 2,1-8; Sl 136[137; Lc 9,57-62) 
26ª Semana do Tempo Comum. 

“Os salmos são a grande escola de oração cristã, e a Igreja deseja que orem com eles não apenas os sacerdotes e os religiosos, mas todos os fiéis, e que o façam de modo a encontrar neles o alimento de sua piedade e a base de uma sólida espiritualidade” (Hilar Raguer – Para Compreender os Salmos – Loyola).

Para expressar a tristeza de Neemias pelas ruinas de Jerusalém, a liturgia toma as palavras do salmo 137 (vv. 1-6). Nosso salmo é uma espécie de reflexão sobre os dias do cativeiro de Judá na Babilônia; provavelmente escrito por um dos remanescentes que sobreviveram e retornaram a Jerusalém. A segunda parte (vv. 7-9), omitida pela liturgia tem caráter imprecatório, pois invoca o juízo de Deus sobre os inimigos de seu povo; com palavras impactantes, pede a vingança de Deus sobre aqueles que trataram o povo de Judá de forma tão cruel. A dificuldade de rezar com certos salmos, ou parte deles, exige de nós que levemos em conta que o autor não estava buscando sua própria vingança, mas estava pedindo a Deus que trouxessem juízo sobre aqueles que eram maus. O texto Sagrado mantém dois mandamentos em constante equilíbrio: o mandamento de amar os outros e o mandamento de odiar o mal. Jesus também pronunciou algumas palavras duras aos que se opunham a ele (Mt 7,23; 11,21-24; Mc 11,14; 12,9). Nos salmos que assim se caracterizam podemos perceber que o seu autor está pedindo a Deus que defenda a Sua própria honra, pois consideram certas atitudes um ataque contra Deus. Por outro lado, o desejo era que esses que O atacavam viessem a se converter: “Certamente podemos orar pedindo a Deus que exija prestação de contas do ímpio e que traga seu juízo prometido àqueles que se opõem e oprimem seu povo. Mas também podemos orar para que Deus use seu juízo para abrir o coração deles a fim de que creiam em Jesus. Nossos inimigos podem ser transformados em irmãos pela mensagem do evangelho! ” (Douglas Connelly - Guia Fácil para entender Salmos - Thomas Nelson Brasil).      


 Pe. João Bosco Vieira Leite