Quarta, 18 de outubro de 2017

(2Tm 4,10-17; Sl 144[145]; Lc 10,1-9) 
São Lucas, evangelista e missionário.

Quando situamos o salmo no momento existencial daquele que o compôs, conseguimos captar melhor o seu sentido e quando passamos por experiência semelhante. “É preciso procurar imaginar o que acontecia com o salmista – individual ou coletivamente – quando orou daquele modo. Os comentários podem nos dizer alguma coisa a esse respeito, mas não bastam: é preciso que nos enfrentemos diretamente com o texto, que mergulhemos nele ou nos deixemos levar pela imaginação – embora seja apenas como efeito de nossa oração pessoal, deixando como reserva a possibilidade de corrigir a interpretação se, algum dia, alguém explica-lo melhor” (Hilar Raguer – Para Compreender os Salmos – Loyola).

O salmo 145 (vv. 10-13.17-18) canta o modo como as obras do Senhor e os seus santos difundem a Sua misericórdia. Assim ele sinaliza a pessoa de Lucas na obra missionária de Paulo pela causa do evangelho.  Já visitamos esse mesmo salmo na festa de São Bartolomeu e a partir de outros versículos. Nos dois versículos finais que nos são oferecidos, vv. 17-18, o salmista louva os cuidados paternais de Deus e a Sua justiça. Trata-se de um reconhecimento pelas preces atendidas, mas este se colocou em Sua presença não só com humildade, mas particularmente com ‘sinceridade’.


 Pe. João Bosco Vieira Leite