Sexta, 27 de outubro de 2017

(Rm 7,18-25; Sl 118[119]; Lc 12,54-59) 
29ª Semana do Tempo Comum.

São dois grupos de salmos que, particularmente, emprestam voz a Jesus ao dirigir-se ao Pai. O primeiro é dos salmos dos pobres de Javé (anawin), considerados piedosos e místicos, cujas atitudes prefiguravam as de Jesus, no santo temor do Senhor buscavam obedecer as suas ordens, na consciência de fragilidade e do seu pecado carregavam consigo a certeza de serem filhos de Deus. O segundo grupo de salmos que se encaixam bem na boca de Jesus é o do justo sofredor, do homem perseguido, caluniado, torturado que, no entanto, não se desespera, nem se vinga, mas põe sua confiança, sua causa e sua vida nas mãos de Deus, como bem vislumbramos, particularmente, na liturgia da Semana Santa. Salmos que pedem justiça e misericórdia. São salmos que devem ser lidos à luz dos evangelhos, unindo-nos a Cristo, que os diz ao Pai.

Paulo nos fala dessa luta interior entre o bem que devemos fazer e o que de fato, às vezes, fazemos. Por isso o salmista eleva sua oração pedindo ajuda: Sl 119 (vv. 66.68.76-77.93-94). Este salmo gira em torno da excelência da Palavra escrita; em sua sabedoria quer nos indicar a direção certa. É o mais longo dos salmos e o maior capítulo da Bíblia. Foi habilmente construído. “Esse salmista não conseguia descrever o quanto a Palavra escrita de Deus significava. Ele não via a Escritura como um fardo a ser obedecido ou um quebra-cabeça para montar; ele via a verdade de Deus como um tesouro para ser amado, aprendido e vivido. O salmo 119 é uma canção de amor à Bíblia. Quase todos os versículos se referem, de alguma forma, à Palavra escrita de Deus. [...] Talvez você não saiba tudo o que está na Bíblia, mas ali está. O que está nela é para que todos possam desfrutar e aprender. Deus não é mesquinho nem sigiloso. Ele não dá sua verdade só para alguns que guardam zelosamente os segredos de Deus. Deus colocou tudo na mesa”  (Douglas Connelly - Guia Fácil para entender Salmos - Thomas Nelson Brasil).     


  Pe. João Bosco Vieira Leite