Sábado, 20 de outubro de 2018


(Ef 1,15-23; Sl 8; Lc 12,8-12) 
28ª Semana do Tempo Comum.

“Mas aquele que me renegar diante dos homens, o filho do homem também dará testemunho dele diante dos anjos de Deus”. Lc 12,9.

“Hoje ressoam outra vez as palavras de Jesus convidando-nos a reconhecê-lo diante dos seres humanos. Jesus procurou inculcar nos seus discípulos uma confiança total na ação do Espírito Santo. Tal confiança seria necessária, em vista dos desafios que iriam encontrar no exercício da missão, e da consequente exigência de uma corajosa confissão de fé. Ajudá-los-ia a encontrar a palavra correta, quando fossem levados aos tribunais. Movidos por esta força divina, estariam em condições de testemunhar, com ousadia a própria fé. Porém, Jesus os adverte seriamente: Ai do discípulo que fraquejar e, numa hora de aperto, renegar sua fé, por não estar aberto à ação do Espírito. Suas perspectivas de discípulo infiel serão sombrias e preocupantes: o Filho do Homem irá renega-lo quando comparecer diante de Deus. Tratando-se de recusa a deixar-se mover pelo Espírito Santo, seu gesto seria considerado blasfêmia contra Ele. E para este pecado não se prevê perdão. Quem conhece Jesus apenas em sua dimensão humana, não chegando a aderir a Ele pela fé e tornar-se seu discípulo, e até mesmo vir a falar contra Ele, poderá ser perdoado. Tudo se passa diversamente com quem é discípulo, que chegou a reconhecer a messianidade de Jesus e sua íntima união com o Espírito Santo, por meio do qual opera milagres. Portanto, renegar Jesus é também renegar o Espírito: deixar-se instruir pelo Espírito é predispor-se para dar testemunho corajoso de Jesus. Estamos num tempo, em que na vida pública reivindicamos a laicidade, obrigando os crentes a manifestar a sua fé somente no âmbito privado. Quando um cristão diz alguma coisa publicamente, porém seja cheia de sentido comum, incomoda, somente porque vem de quem vem, como se nós não tivéssemos direito – como todo o mundo! – a dizer o que pensamos. Por mais que lhes incomode, não podemos deixar de anunciar o Evangelho. – Pai, que eu seja instruído pelo Espírito Santo para estar sempre pronto a dar testemunho corajoso de minha fé em teu Filho Jesus (Sônia de Fátima Marani Lunardelli – Meditações para o dia a dia (2015) – Vozes).

  Pe. João Bosco Vieira Leite