Sexta, 5 de outubro de 2018


(Jó 38,1.12-21; 40,3-5; Sl 138[139]; Lc 10,13-16) 
26ª Semana do Tempo Comum.

“Quem vos escuta a mim escuta; e quem vos rejeita a mim despreza; mas quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou” Lc 10,16.

“Em qualquer curso que participamos, temos conhecimento dos seus objetivos, para que o resultado seja positivo. Na missão dos Setenta, Jesus foi bastante claro quando relatou aos seus apóstolos o que deveriam fazer e como fazer: 1) Objetivo: atender a seara de tamanho considerável, porém com poucos trabalhadores. 2) O que fazer: rogar ao Senhor que envie trabalhadores. 3) O que fazer: levar bolsas, alforjes, sandálias; não saudar ninguém pelo caminho; desejar paz aos hospedeiros; não trocar de casa; curar enfermos e anunciar o Reino de Deus. Sentença às cidades impenitentes: ‘Quem vos ouve a mim ouve, e quem vos rejeita a mim rejeita, e quem me rejeita também rejeita aquele que me enviou’ (Lc 10,16). Agora os Setenta têm a missão de saber ouvir. A pregação dos apóstolos deveria chegar aos ouvidos dos seus convidados. Como explicar aos incrédulos que Jesus não estava só, que Ele era enviado pelo Pai Eterno? A sabedoria dos apóstolos estava em como atrair o ouvinte e aceitar que Jesus não era apenas milagroso e ressuscitador de mortos. No versículo de hoje (16), Jesus está confessando a íntima comunhão que existe entre Ele e o Pai e, consequentemente, entre Ele e os apóstolos. O escutar e o meditar levava o ouvinte a entender a pregação dos apóstolos. Como está o nosso escutar quando estamos na casa de Deus, para louvar e agradecer pela bênção da salvação? – Obrigado (a), Senhor, pela oportunidade que tenho de estudar a Bíblia, de escutar o sermão na minha comunidade. Amém (Iracy Dourado Hoffmann –Meditações para o dia a dia (2017) – Vozes).

   Pe. João Bosco Vieira Leite