Terça, 02 de outubro de 2018


(Ex 23,20-23; Sl 90[91]; Mt 18,1-5.10) 
Santos Anjos da Guarda.

“Nenhum mal há de chegar perto de ti, nem a desgraça baterá à tua porta; pois, o Senhor deu uma ordem a seus anjos para em todos os caminhos te guardarem” Sl 91,10-11.

“A única citação do salmo 91 no Novo Testamento vem dos lábios de Satanás. Sim, Satanás conhece a Bíblia. Ele até memorizou partes dela. No início do seu ministério público, Jesus foi testado pelo Diabo no deserto. O objetivo era fazer Jesus seguir a vontade de Satanás, em vez de seguir a vontade do Pai. Em resposta a cada tentação, Jesus citou as Escrituras (sempre Deuteronômio). Desesperado, Satanás tentou virar a mesa. Ele levou Jesus para o ponto mais alto do templo em Jerusalém e disse: ‘Joga-te daqui para baixo. Pois está escrito: ‘Ele dará ordens a seus anjos a seu respeito, e com as mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra’ (Mateus 4,6; Lc 4,9-10, citando Salmo 91,11-12). ‘Vamos lá, Jesus! Salte! Se você realmente é o Filho de Deus, anjos vão pegar você’. Parece razoável, certo? Mas Satanás estava artificialmente criando uma crise e, em seguida, invocando a promessa de Deus para corrigi-la – como fazer uma dívida monstruosa no cartão de crédito e, depois, alegar que Deus suprirá suas ‘necessidades’. A promessa de proteção por parte de Deus no salmo 91 não nos dá permissão para tentar qualquer acrobacia estúpida que possamos imaginar. A promessa é para aqueles que confiam em Deus em uma situação difícil – uma situação criada pela obediência a Deus. Jesus viu o que estava por trás do truque de Satanás. Sua resposta foi citar outra passagem da Escritura que se aplicava corretamente à situação: ‘Não ponha à prova o Senhor, o seu Deus’ (Mateus 4,7) ou ‘Não tentarás o Senhor, teu Deus’ (ARA). Tenha muito cuidado quando Satanás (ou seus inimigos) começarem a citar as Escrituras – ‘Todos os salmos são divinos e maravilhosos. Mas alguns se recomendaram ao povo de Deus como sendo especialmente ricos e reconfortantes e aos quais as pessoas têm repetidamente voltado em tempos de doença, solidão e aflição. O salmo 91 é um desses salmos especiais. Ele tem sido guardado no coração por milhares de pessoas, e milhões se voltam a ele com gratidão em meio às calamidades da vida’ (Jaime Boice)” (Douglas Connelly - Guia Fácil para entender Salmos - Thomas Nelson Brasil). 

  Pe. João Bosco Vieira Leite