Carta Pastoral

Abril-Julho/25

 

                                               “Antes, ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no céu”

                                                                                                                                                        Lc 10,20b

 

            Irmãos e irmãs,

                        Paz e bem!

 

            Estas palavras retiradas do evangelho do 14º Domingo do Tempo Comum são ditas por Jesus aos discípulos que voltam entusiasmados da missão. Eles testemunharam a ação de Deus na vida dos que se deixam conduzir por Seu Espírito, na obediência à Sua Palavra. Assim podemos intuir que os nossos nomes também possam estar escritos no livro da Vida quando nos esforçamos por caminhar atentos e obedientes às inspirações do Espírito de Jesus. Desse céu habitado pela Virgem Maria e pelos Santos, acreditamos contar com a intercessão necessária para seguir adiante em meio aos desafios sempre presentes.  

            Essa carta vem depois de um longo período de ausência com as notícias de nosso caminhar. Em parte, por distrações minhas e de um tempo que pedia outras prioridades e o meio do ano dá uma leve refreada ao ritmo que levamos e assim aproveito para atualizar algumas coisas, que em grande parte são as mesmas com as quais seguimos lidando.

            Estive conversando com o Sr. Arcebispo a respeito da minha permanência aqui, já que as mudanças seguem acontecendo ao nosso redor. Expliquei-lhe um pouco sobre nossa realidade paroquial e da não resolução do problema do nosso terreno e da a obra a ser executada. Comprometi-me de ao menos deixar a casa paroquial pronta para quem vier me substituir. Seguimos no aguardo da decisão do juiz quanto ao terreno, pois tivemos que entrar novamente com a usucapião. Nesse espaço de tempo vamos ajustando a planta da paróquia, que espero apresentar com o possível início das obras.

            Nossa catequese de crianças e jovens/adultos deve retomar suas atividades esse mês após breve pausa junina. No caso das crianças, estamos com a nova turma que deverá fazer sua primeira Eucaristia no final do próximo ano. Os demais grupos seguem com suas atividades. O grupo das “Mães que Oram pelos Filhos” tem o seu encontro paroquial nesse dia 19/07 das 13h30 às 16h. No dia 26/07 estaremos dando início a preparação dos novos coroinhas, meninos e meninas que estejam na catequese ou que já fizeram sua 1ª Eucaristia. Inscrições na secretaria. O grupo do terço dos homens está sob nova coordenação. Nosso agradecimento a Adelmo que esteve à frente do mesmo desde a sua criação. O Apostolado da Oração também muda de coordenação esse mês. Nesse sábado 12/07 será nossa confraternização junina após a missa.

            Pequenas obras pontuais vão sendo feitas para adaptarmos nosso espaço ao período chuvoso e outras necessidades que vão surgindo, como a troca do sistema de iluminação da nossa igreja que tem apresentado problemas já com dez anos de ‘serviço’ prestado. Estamos ainda nos ajustes.

            Creio que essas são as últimas notícias que podemos recolher desse nosso caminhar, ainda que a memória possa me trair... Nosso agradecimento a todos os nossos dizimistas nesse mês da conscientização do Dízimo, onde vocês terão maior participação dos nossos agentes do dízimo. Deus abençoe a todos os que participam desse nosso peregrinar. E que os nomes de todos vocês estejam escritos no céu. Deus confirme sua bênção sobre todos!

                                                                       Pe. João Bosco Vieira Leite