Carta Pastoral

Março 2025

 

                                                                                         “Deus viu que tudo era muito bom” Gn 1,31

Querido Irmãos e irmãs,

                              Paz e bem!

               A saudação comum às nossas cartas aqui no blog nos remete a São Francisco de Assis que está em destaque no cartaz da Campanha da Fraternidade desse ano, representando o homem novo que viveu uma experiência com o amor de Deus, em Jesus crucificado, e reconciliou-se com Ele, com os irmãos e irmãs e com toda a criação. E assim já nos localizamos no tema da Campanha que volta a refletir sobre a ecologia (8 delas já abordaram de alguma forma essa temática) numa perspectiva que compreende ao menos três dimensões intimamente ligadas de uma mesma realidade: ciência, práticas e nova mentalidade (ou paradigma). 

               Para além da Campanha da Fraternidade está a nossa vivência espiritual desse período. Além das práticas devocionais que temos ou herdamos, podemos contar com alguns subsídios que nos ajudam a intensificar a leitura da Palavra de Deus para iluminar o nosso coração nas mudanças que precisamos avançar em nossa vida cristã. Podemos recorrer ao auxílio do sacramento da penitência e da graça que só Deus pode operar em nós. Depois divulgaremos os locais onde acontecerão os mutirões de confissão para os que não conseguem um horário durante o dia. Aqui não teremos mutirão, mas divulgaremos os horários noturnos na proximidade da Páscoa. Como sempre teremos a Via-sacra nas sextas-feiras durante esse período após a missa. No dia 11/04 acontecerá a Via-Sacra dos setores São Pedro, que a nossa paróquia faz parte, e São Mateus na Orla de Atalaia às 19h.  

               Desde o mês anterior retomamos nossas atividades, mesmo que ainda se diga que o país volta a funcionar depois do carnaval. Já iniciamos e fechamos a turma da Catequese de Adultos. As crianças já caminham para o final da preparação de 1ª Eucaristia que será no 1º domingo de maio e em julho iniciaremos nova turma. Os demais grupos seguem suas atividades e nossos horários de celebração retomam sua normalidade, ainda que nesse verão, acompanhado das chuvas, e mais altas temperaturas, tenhamos o aumento dos pernilongos... 

               Seguimos adaptando e melhorando nosso espaço celebrativo. Teremos novos bancos para a igreja para acolher mais pessoas e diminuir também o uso das cadeiras plásticas. Não se preocupem que depois estes se adaptarão aos futuros espaços celebrativos. Por falar em futuros espaços, já concluímos os cálculos estruturais para iniciar a base estrutural dos futuros espaços. Os que aqui frequentam poderão acompanhar as futuras obras.

               Creio que sejam essas as notícias desses últimos dias por aqui. Desejo a todos uma boa vivência quaresmal e que algo de novo se some à nossa vida espiritual como resultado do esforço de sermos mais filhos de Deus no seguimento de Jesus. Somos obra também da criação divina. Deus vai nos recriando e nos renovando com sua graça, até sermos aquilo que Ele deseja, ainda que nos pareça pouco e confuso o nosso crescimento. O importante do bordado está no avesso, no entrelace confuso das linhas que dão formas ao desenho. Confiemo-nos nas mãos de quem tece.

               Que Deus abençoe a todos vocês que nos acompanham pelos meios de comunicação. Grato pela participação em nossa Quermesse, dado a organização, o espaço e outros fatores, foi uma das melhores já realizadas. Nossa gratidão de sempre a todos os nossos dizimistas e colaboradores que nos permitem seguir mantendo nosso espaço da melhor maneira possível. Não podemos esquecer nossos agentes pastorais e voluntários. Com gratidão:

                                                                                                       Pe. João Bosco Vieira Leite.