Terça- feira, 25 de agosto de 2015



(1Ts 2,1-8; Sl 138[139]; Mt 23,23-26) 21ª Semana do Tempo Comum


Esta semana acompanharemos trechos da carta de Paulo aos tessalonicenses como 1ª leit. Esta carta é o primeiro texto do Novo Testamento e também a primeira obra literária reconhecida de Paulo, assim temos uma visão do ambiente e dos problemas da primeira comunidade cristã fundada por Paulo.

O texto nos traz o testemunho de um caminho bastante difícil traçado pelo apóstolo. Longe de desencorajá-lo, o que seria normal, Paulo reconhece a audácia e a coragem encontrada em Deus para seguir adiante e levar a eles a boa notícia. Sempre consciente de sua fragilidade, é de Deus que recebe todo dom necessário para sua missão. Por isso se mantém íntegro na mensagem que lhe foi confiada e no amor àqueles a quem deve levar a mensagem.

Na vocação de Paulo resplandece o itinerário da vida cristã que busca unir sempre a busca da santidade, fidelidade a Deus, com a caridade, amor e atenção ao outro. A busca da santidade não deve restringir o coração, mas deve abri-lo sempre mais ao testemunho generoso da caridade de Cristo.

No evangelho Jesus chama atenção a certas atitudes de alguns contemporâneos que também podem ser nossas. A atenção aos detalhes externos só é bom quando se encontra unida a uma íntima conversão. Muitas vezes podemos apenas estar agindo por orgulho, preocupação para consigo mesmo (boa fama).


No próprio zelo de Paulo podemos compreender o que isso significa. Caminhar na presença de Deus de maneira sincera, requer que no íntimo sejamos transparentes, límpidos, para que o externo seja conforme a vontade de Deus. Assim, a fidelidade às pequenas coisas será sinal não de rigidez orgulhosa, mas do nosso amor delicado e atento em agradar ao próprio Deus.


Pe. João Bosco Vieira Leite