Segunda-feira – 03 de agosto de 2015 – 18ª Semana do Tempo Comum



(Nm 11,4-15; Mt 14,13-21)



Os textos bíblicos desse dia estão em sequência e ligação dos fatos que ouvimos nesse domingo. O Livro dos Números olha o povo já na rotina do maná, lamentando-se, de novo, do que ficou para trás. O difícil caminho da liberdade a ser traçado, o desafio do futuro nos coloca sempre a olhar o que deixamos, com todos os males, a segurança que deixamos. Essa tentação constante nos acompanha quando deixamos de acreditar que Deus pode nos conduzir para bem mais.

Mas os problemas não param por aí. Moisés, o líder, também se perde na sua compreensão da ação divina e resolve brigar com Deus. No seu cansaço e desespero pede a morte, aquela que a gente sempre acha que é solução nas situações limites que atravessamos. Não é difícil nos encontrarmos nessa figura do líder cansado e desconfiado daquele que o colocou a frente de um povo, de uma família, de uma pastoral etc. Apesar de tudo, Deus conhece o coração de Moisés, como conhece o nosso em meio às situações da vida. Que Ele veja também o nosso e nos perdoe, se às vezes esquecemos o nosso compromisso com a vida.


Enquanto isso, no evangelho, Jesus reparte o pão e os peixes recolhidos para que os discípulos repartam com os outros. Tudo se multiplica na generosidade do gesto que não guarda tudo para si, mas resolve confiar e partilhar e recolher, para que não se perca o que sobrou, pois para além dos que estão ao nosso redor, há sempre alguém que se beneficia “das migalhas” do que aprendemos quando nos sentamos junto ao Senhor para escutar a sua Palavra e partilhar de Sua vida. Amém.  

Pe. João Bosco Vieira Leite