Segunda-feira, 24 de agosto de 2015


(Ap 21,9-14; Sl 144[145]; Jo 1,45-51) São Bartolomeu, apóstolo.


A Igreja celebra um dos seus apóstolos olhando para essa visão do Apocalipse da nova cidade de Jerusalém, concebida como uma noiva para o seu Senhor e nela aparece inscrito os nomes dos apóstolos. Bartolomeu é identificado como esse Natanael do evangelho. Originalmente de Caná, expressa seu preconceito com a cidade vizinha de Nazaré. Pouco sabemos de sua atividade apostólica, mas há muitas narrativas de suas atividades missionárias e sua fama se acentuou depois de sua morte.

Filipe dá o seu testemunho, depois dele mesmo já ter ido e visto onde morava Cristo e o que significava segui-lo enquanto Cordeiro de Deus apresentado por João Batista. A difusão do evangelho e da pessoa de Jesus vai se espalhando como uma onda envolvente que nasce da experiência pessoal de cada um de nós. A experiência da fé nos levará a coisas maiores se deixarmos de lado o preconceito e aceitar ser conduzido pela Palavra de Deus que é Jesus.  

Rezemos por nós, para que a chama da fé sempre se reacenda nesse contato com a Palavra e também por todos aqueles que em seu testemunho tem levado outros a experiência libertadora de acolher Jesus em sua vida. Não só os nomes dos apóstolos vão figurar na cidade santa, também os nossos são candidatos a esse espaço.


Pe. João Bosco Vieira Leite