Segunda, 11 de dezembro de 2021

(Hb 1,1-6; Sl 96[97]; Mc 1,14-20) 

1ª Semana do Tempo Comum.

“Nestes dias, que são os últimos, ele nos falou por meio do Filho, a quem ele constituiu herdeiro de todas as coisas e pelo qual também ele criou o universo” Hb 1,2.

“Às vezes, meias-verdades são piores que mentiras inteiras. Conheci um cidadão canadense em Belo Horizonte que dava aula de inglês e a propaganda dele era assim: ‘Você prefere aprender inglês com um brasileiro ou com um canadense?’ Aparentemente tudo certo, não é? Só que este rapaz era canadense do Quebec e, portanto, sua língua nativa era o francês, ele aprendeu inglês como sua segunda língua, igual a muitos brasileiros. Portanto, sua propaganda era enganosa, inclusive a esposa dele, que era americana, dizia que ele tinha um pouco de sotaque ao falar inglês. Aplicando essa história real à vida prática, tem muita gente que, ao invés de mentir descaradamente, apenas omite parte da verdade e muitas vezes com isso leva o outro ao erro. Com certeza, isso é igual e às vezes pior que mentir totalmente. Portanto, cuidado com suas ‘verdades’, o mestre Jesus ensinou-nos a dizer ‘sim, sim e não, não’. Virgulas e entrelinhas podem ser extremamente danosos aos nossos interlocutores. Cuidado com o que você fala! O texto da Carta aos Hebreus diz que Deus nos falou e ainda fala hoje através de seu Filho Jesus Cristo, mas tanto o Pai como o Filho só nos falam a verdade e pedem aos cristãos que façam o mesmo. Deus a ninguém engana, nem deixa nada subtendido. Deus é luz e tudo o que Ele faz e fala é às claras. Assim devem viver os seguidores de Jesus. Quantas dores poderiam ter sido evitadas se falássemos a verdade com nitidez? Quantos conflitos deixariam de acontecer se nossa palavra fosse direta, verdadeira e objetiva? Deus criou o mundo pela Palavra – o Cristo (Jo 1,1) e, por isso, Ele preza tanto o que dizemos. Assim, use suas palavras somente para promover o bem de todos e a glória de Deus. – Deus, que eu seja claro no meu dizer como Tu és e que com minhas palavras eu construa só bem para todos. Amém (Sandro Bussinger Sampaio – Meditações para o dia a dia [2015] – Vozes).

 Pe. João Bosco Vieira Leite