Quarta, 6 de janeiro de 2021

(1Jo 4,11-18; Sl 71[72]; Mc 6,45-52) 

Semana da Epifania.

“Ele viu os discípulos cansados de remar, porque o vento era contrário” Mc 6,48a.

“Em momento algum, Jesus apresentou o discipulado como projeto de vida cômoda. Não lhe interessava enganar os seguidores. Por isso, jamais escamoteou as duras exigências para quem se dispusesse a ser discípulo. A vida do discípulo decorre em meio a muitas tribulações. É como se estivesse em pleno mar revolto, correndo o risco de ser tragado pelas ondas da perseguição, da incompreensão, das críticas e das calúnias. Poderá chegar ao ponto de pensar ser impossível continuar. É quando se fará mais necessária a consciência de ter consigo o Mestre, como companheiro atento, sempre pronto a proteger. Em tais situações, será preciso deixar ecoar nos ouvidos o incentivo do Mestre: ‘Coragem! Eu estou contigo! Não tenhas medo! Vá adiante!’. Só prosseguirá quem estiver inteiramente sintonizado com Jesus. A quem se desesperar, só restará a opção de abandonar o Mestre e seguir os próprios caminhos. Opção indigna do verdadeiro discípulo! – Pai, em meio às tempestades da vida, que eu reconheça, junto de mim, a presença de teu Filho, incentivando-me a continuar (Jaldemir Vitório – Dia a dia nos passos de Jesus [Ano A] – Paulinas).

 Pe. João Bosco Vieira Leite