Segunda, 4 de janeiro de 2021

(1Jo 3,22—4,6; Sl 2; Mt 4,12-17.23-25) 

Semana da Epifania.

“Quem guarda os seus mandamentos permanece com Deus e Deus permanece com ele” 1Jo 3,24a.

“Guardar os mandamentos é guardar-se no Amor (Jo 15,12), pois quem ama cumpre todos os mandamentos pelo simples fato de amar (Rm 13,8). Isso é importante deixar bem claro porque muitas pessoas pensam que religião resume-se a uma listinha de coisas que se pode fazer e outra de coisas que não se pode fazer. Isso não é religião sadia, isso adoece emocionalmente a pessoa. Ao contrário, o amor é libertador, deixa-nos livres e responsáveis, felizes e prontos para espalhar a felicidade. Afinal, ninguém pode dar o que não tem, não é mesmo? Mas todo amor verdadeiro vem acompanhado de uma boa dose de responsabilidade, porque amor não é mero sentimento: ‘Amor é fazer o melhor para Deus e para seu próximo’ (Larry Darby). Talvez essa seja uma das mais simples e mais completas definições de amor. Quem vive assim, ou pelo menos procura viver assim, guarda os mandamentos de Deus e Deus está nessa pessoa. Posso evoluir como ser humano no amor, na abundância, na felicidade, na saúde e na harmonia. Posso crescer através de um caminho suave e tranquilo. Lembre-se: cada um atrai a sua própria realidade através de seus pensamentos, e isto se aplica a nossa evolução pessoal e espiritual também. Eu posso escolher um caminho suave e viver a minha vida na alegria. Haja paz em nossos corações! Quem te ama de verdade, jamais se afastará de Deus. Amor é uma decisão, é uma escolha. Portanto, você pode confirmar suas escolhas, bem como pode revê-las; melhorar e progredir sempre fizeram parte da vida. O que não dá é para se limitar com pensamentos e crenças autoimpostos, auto sabotadores ou impostos por outros. A felicidade está dentro de você. Então, ame e viva! – Deus de amor e bondade, em qualquer circunstância da vida que eu veja a tua presença em mim, que eu construa, com a tua graça, a minha felicidade e que eu espalhe o amor por onde andar. Amém (Sandro Bussinger Sampaio – Meditações para o dia a dia [2015] – Vozes).

 Pe. João Bosco Vieira Leite