Quinta, 23 de maio de 2019


(At 15,7-21; Sl 95[96]; Jo 15,9-11) 
5ª Semana da Páscoa.

“Como meu Pai me amou, assim eu vos amei. Permanecei no meu amor” Jo 15,9.

“À metáfora da videira segue imediatamente o tema do amor. Agora, Jesus explica em que consiste esse permanecer nele: ‘permanecei no meu amor’ (15,9). O amor se parece com um recinto em que podemos entrar e morar. E o amor se parece com uma fonte à qual estamos ligados, assim como o ramo está preso à videira da qual recebe força e vigor. O motivo do nosso amor é o amor de Jesus com o qual ele nos amou até a consumação. Esse amor é motivo de alegria. Os padres da Igreja interpretaram a palavra de Jesus sobre a alegria perfeita que ele nos dá como promessa de uma alegria indestrutível, de uma alegria que ninguém pode tirar. O ser humano anseia por essa alegria que já não depende do sucesso e da atenção, mas que brota de uma experiência interior. É a alegria como resposta ao amor incondicional de Jesus. Jesus nos põe em contato com a alegria que é uma qualidade interior de nossa alma. Nele, a nossa alma se expande. A alegria é a expressão da vida que está dentro de nós e com a qual Jesus nos põe em contato por meio de seu amor” (Anselm Grun – Jesus: porta para a vida – Loyola).

Pe. João Bosco Vieira Leite