Quinta, 30 de maio de 2019


(At 18,1-8; Sl 97[98]; Jo 16,16-20) 
6ª Semana da Páscoa.

“Pouco tempo ainda e já não mais me vereis, e outra vez pouco tempo e me verei de novo” Jo 16,16.

Ainda um pouco de tempo, diz Jesus, e já não me vereis. É como se dissesse: Serei arrebatado de vós pela morte e não me vereis mais. Mas, não vos entristeçais: o tempo em que não me vereis será curto. Eu ressuscitarei logo, na manhã do terceiro dia, conforme o oráculo de Isaías: esconde-te por alguns instantes, até que a cólera passeE vós me vereis. De fato, escreverá o evangelista mais adiante: Os discípulos viram o Senhor e ficaram cheios de alegria. De alegria, porque serei glorificado, diz Jesus. Vou a meu Pai. Como contam os Atos dos Apóstolos, eles viram-no subir ao céu. Eis uma outra explicação. Ainda um pouco de tempo e não me vereis mais: é a duração da nossa vida até o juízo final. E me vereis no julgamento, na glória. Porque vou a meu Pai, por minha Ressurreição e minha Ascensão. Nossa vida é aqui chamada um pouco de tempo, em comparação com a eternidade, porque mil anos diante de ti são como o dia que passou. Mas os discípulos nada compreenderam e Jesus lhes dá a explicação. Em verdade, em verdade, vos digo, haveis de chorar enquanto o mundo se alegrará. Isto se aplica, particularmente, ao tempo da Paixão: os escribas e fariseus se alegrarão com a morte de Cristo. O mundo, os maus que se acham na Igreja se alegrarão à vista dos santos perseguidos. De maneira geral, o mundo são todos os homens que levam vida carnal e que se alegram na posse dos bens da terra. A alegria deles, diz Isaías, consiste em matar bois, degolar carneiros, comer carne e beber vinhosMas vós ficareis tristes por causa dos sofrimentos que recebereis do mundo, sobretudo por causa de minha morte. É o sofrimento dos santos. O que vem das perseguições do mundo e dos próprios pecados. Aquele sofrimento do qual São Paulo diz: A tristeza que é segundo Deus, produz uma penitência salutar para a salvaçãoMas, a vossa tristeza se há de transformar em alegria. A tristeza causada em vós por minha morte, transformar-se-á na alegria de minha ressurreição. De maneira geral, a tristeza de todos os santos se transformará  na alegria da vida futura. Bem-aventurados os que choram, porque serão consoladosNa ida caminham chorando os que lançam as sementes. E voltam cheios de alegria, carregando suas braçadas. Os santos choram enquanto semeiam: é o tempo do mérito. No tempo da colheita, eles se alegram: é a recompensa” (S. Tomás de Aquino – Comentário sobre o Evangelho de São João – Liturgia das Horas).

Pe. João Bosco Vieira Leite