Quinta, 9 de maio de 2019


(At 8,26-40; Sl 65[66]; Jo 6,44-51) 
3ª Semana da Páscoa.

“Está escrito nos profetas: ‘Todos serão discípulos de Deus’. Ora, todo aquele que escutou o Pai e por ele foi instruído vem a mim” Jo 6,45.

“’Todos serão ensinados por Deus’ remete a uma passagem de Isaias na qual se fala do futuro glorioso da cidade num tom róseo de Apocalipse. Seria algo apenas para a eternidade, ou teria algo a ver com a explosão da graça divina aqui na terra? A interpretação sugerida por Jesus dá a entender que o ‘ser ensinado por Deus’ já está acontecendo com o próprio Jesus, que (ele era Deus) ensinava a todo o povo. É aclaro que os aspectos gloriosos, triunfante, miraculoso de Isaias não estava acontecendo, ou melhor, só acontecia no íntimo, porque ser ensinado por Deus justificaria por si só todas as metáforas empregadas. No entanto, a experiência cristã não mostra cristãos sendo ensinados por Deus. Alguns até alegam esse tipo de ensino, mas, em geral, distorcem o ensino revelado. Como, então, ele acontece? Na versão apocalíptica de Isaias não haveria nenhuma dúvida: estaríamos na eternidade. Mas, aqui, na terra... Na verdade, qualquer ensino que se refira a Deus como Pai e Salvador é dado por Deus. Jesus era (e é) Deus; o Espírito Santo é Deus. Deus, na verdade, é quem nos ensina conforme dizem as palavras: ‘creio que por minha própria razão ou força não posso crer em Jesus Cristo, meu Senhor, nem vir a Ele. Mas o Espírito Santo me chamou pelo Evangelho, iluminou com seus dons, santificou e conservou a verdadeira fé’. Deus, portanto, não é um professor com uma varinha na mão à frente de um quadro-negro. Ele é um professor oculto. Por isso, quando ouvimos ou lemos a sua Palavra, podemos ter certeza: Deus está nos ensinando. – Senhor, Tu nos ensinas sempre coma tua Palavra a fim de que voltemos para Jesus, pois em Jesus Cristo está a prova incontestável de que Tu nos amas com o amor infinito que ultrapassa a barreira da culpa, do pecado e da morte eterna. Amém” (Martinho Lutero Hoffmann – Meditações para o dia a dia [2017] – Vozes). 

Pe. João Bosco Vieira Leite