Quinta, 16 de maios de 2019


(At 13,13-25; Sl 88[89]; Jo 13,16-20) 
4ª Semana da Páscoa.

“Em verdade, em verdade eu vos digo, quem recebe aquele que eu enviar me recebe a mim; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou” Jo 13,20.

“A mesma relação que possui para com o Pai, o Filho quer repassá-la a seus irmãos e irmãs, a todos nós seus seguidores. Com o Pai é de total intimidade, a ponto de formarem uma coisa só, um só amor e um só projeto. Quem recebe Jesus, acolhe o Pai que enviou e está presente em Jesus. Ora, a mesma lógica Jesus quer introduzir para com seus seguidores. Quem os recebe, recebe ao próprio Jesus. Cada discípulo é enviado como o mestre foi enviado. Que significa ser enviado? É cumprir uma missão, é colocar-se a serviço de uma causa. Jesus foi enviado para trazer vida, potenciar o sistema da vida e transfigurar a vida. Isso se faz criando laços de amor, vínculos de solidariedade e movimentos de solidariedade. Tais coisas reforçam a vida. Por isso sempre que alguém se engaja em tais causas, está dentro da grande causa de Jesus. Acolher as pessoas e os movimentos que promovem tais bandeiras, somar-se a eles, é acolher Jesus. Por isso acolher Jesus não significa apenas acolher Jesus quando ele se manifesta com seu nome próprio. Acolhendo a causa dele, muitas vezes sob outros nomes e até anônima, é estar em comunhão com Jesus, é acolhê-lo verdadeiramente. – Senhor, faze que sejamos servidores da vida, para sermos instrumentos de Tua missão neste mundo. Dá-nos a lucidez de descobri Tua presença velada lá e sempre onde a vida é defendida e promovida pouco importa a etiqueta das pessoas e os nomes de suas inspirações. Amém (Leonado Boff – Graças a Deus [1995] – Vozes).

Pe. João Bosco Vieira Leite