Quarta, 22 de maio de 2019


(At 15,1-6; Sl 121[122]; Jo 15,1-8) 
5ª Semana da Páscoa.

“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor” Jo 15,1

“Na metáfora da videira, Jesus explica a transformação operada em nosso corpo e me nossa alma pelo fato de Deus morar no ser humano. ‘A imagem da videira é mística pura’ (SANFORD, 1997, p. 142, v. 2). Ela nos mostra como a nossa alma é transformada e fecundada pela união com Deus. [...] Se Jesus afirma que é ele a verdadeira videira (‘he alethine’), então há nisso um significado também para mim: se eu olhar para videira, a árvore, a porta, o pão, se procurar entender o fundo das coisas terrenas, então acabarei descobrindo nelas o mistério de Jesus, o mistério de Deus e o mistério do homem. Tudo se transforma em símbolo de Deus que se tornou homem em Jesus. Bultmann vê na videira também uma imagem da árvore da vida, com a qual tantos mitos sonharam. Agora vem Jesus e diz: eu sou a realidade daquilo que vocês sonharam. Em mim, os seus sonhos se realizam. Tudo aquilo que no mundo parece satisfazer a fome, a sua sede, seu desejo de viver não passa de aparência. Só em mim, o seu desejo vira realidade. Eu sou a origem da vida verdadeira. Se vocês permanecerem em mim, produzirão frutos de verdade, e a sua vida terá sentido e será fecunda” (Anselm Grun – Jesus: porta para a vida – Loyola).  

Pe. João Bosco Vieira Leite