Terça, 28 de maio de 2019


(At 16,22-34; Sl 137[138]; Jo 16,5-11) 
6ª Semana da Páscoa.

“No entanto, eu vos digo a verdade: é bom para vós que eu parta; se eu não for, não virá até vós o defensor; mas se eu me for, eu vo-lo mandarei” Jo 16,7.

“O mistério da presença de Deus e de sua ação constante em nossa vida abarca momentos como esse, em que Deus precisa ir para vir. A missão do Filho não é substituída pela do Espírito, mas continua nele, de tal forma que o Filho também continua, pois sua comunhão é perfeita. Deus jamais nos deixa. Muda sua forma de ação e presença, assume uma nova missão a nos inspirar sempre o caminho da construção do Reino de Justiça, Paz e Fraternidade nesse mundo que temos, que vivemos e somos. O Advogado, o Intercessor, o Paráclito virá por nós e sobre nós, e nele poderemos experimentar esse estar em comunhão, esse ser um com Deus no agir e no caminhar. O Espírito Santo, o Espírito do Senhor. Quando é que movemos a nossa vida guiados pelo Espírito de Deus? Quanta dificuldade temos em vencer o espírito de egoísmo e teimosia? Como podemos, de verdade, conciliar nosso espírito de independência, de liberdade, nossos sonhos e projetos com o modo de Senhor agir e cooperar? O Espírito Santo, presença e comunhão, capacita-nos para esse caminhar junto de Deus, assumindo o compromisso de tornar nossa vida um templo do próprio Espírito Santo. Sabedoria, inteligência, ciência, temor de Deus, conselho, piedade e fortaleza... Dons do colocar-se na direção de Deus. – Vem dar-nos, Senhor, teu espírito de sabedoria para nos guiarmos pelas coisas realmente importantes na vida. Teu espírito que é nossa força esteja sempre a nos guiar, ensinado humildade para reconhecermos nos irmãos e irmãs oportunidade de encontro contigo. Amém (Clauzemir Makximovitz – Meditações para o dia a dia [2015] – Vozes).  

Pe. João Bosco Vieira Leite