Quarta, 29 de maio de 2019


(At 17,15.22—18,1; Sl 148; Jo 16,12-15) 
6ª Semana da Páscoa.

“Tudo que o Pai possui é meu. Por isso disse que o que ele receberá e vos anunciará é meu” Jo 16,15.

“Uma criança que diz: ‘Esse caminhão é do meu pai’, fala com orgulho e até com alguma empáfia. É uma afirmativa de poder e segurança. Essa criança não é qualquer uma. É filha do dono do caminhão. Cuidado, pois. Quando Jesus declara: ‘Tudo que o Pai tem é meu’, ele também faz uma afirmativa de poder e segurança num sentido infinitamente maior do que o da criança, mas com uma diferença fundamental. Enquanto a criança pensa na sua segurança e poder, cavando ao redor de si um cerco de prazer e orgulho, Jesus o faz com amor para dar segurança a seus discípulos e seguidores. Ele não o faz com o nariz empinado para dizer o quanto é superior aos outros, mas com o olhar voltado aos corações deles a fim de lhes dar a segurança que o momento exigia. Lembremo-nos: Jesus estava prestes a ser preso, levado aos tribunais e ser condenado à morte de cruz. O momento, pois, era de despedida e decadência – embora, nas palavras do próprio Jesus, fosse um momento incomparável da sua glória. Mas o que o ‘tudo’ englobava? Tudo é tudo. Nada escapa. Mas sempre que uma pessoa diz: vou lhe dar tudo, ela sempre imagina algo essencial. Jesus, no caso, não é exceção. O que Ele, pois, queria dizer? Ele queria dizer amor, perdão, salvação. Isso é do Pai, mas também de Jesus. E da mesma forma do Espírito Santo. O Espírito Santo, essa pessoa misteriosa que integra a Santíssima Trindade, recebe como encargo, tarefa, missão, aquilo que é de Jesus e nos anuncia. Temos, pois, uma intermediação que se inicia com batismo e continua na Palavra e na Santa Ceia para tornar nosso aquilo que o Pai tinha em seu coração, Jesus realizou em sua vida e o próprio Espírito nos transmite com seu testemunho a fim de crermos e salvar-nos. – Senhor, graças à atuação do Pai, à tua obra na cruz e ao testemunho do Espírito Santo, podemos dizer contigo, sem nenhum orgulho e sem nenhuma empáfia, mas com toda a certeza e segurança: ‘Tudo o que o Pai tem é meu’, é nosso. Amém” (Martinho Lutero Hoffmann – Meditações para o dia a dia [2017] – Vozes). 

Pe. João Bosco Vieira Leite