Sexta, 19 de junho de 2020

(Dt 7,6-11; Sl 102[103]; 1Jo 4,7-16; Mt 11,25-30) 

Sagrado Coração de Jesus.

“Caríssimo, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus

e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece Deus” 1Jo4,7.

“A Primeira Carta de João sabe apresentar harmoniosamente um argumento antes sob o ponto de vista doutrinal, e depois sob o ponto de vista prático. É o que podemos extrair do texto de hoje. Na primeira parte (vv. 7-10) o autor descreve o amor no seu aspecto plenamente teológico, movimentando-se no plano da História da Salvação, que exprime na Encarnação redentora de Jesus, enquanto fonte de vida divina. Na segunda parte (vv. 11-16) concentra-se no aspecto atual e eclesial, ou seja, na resposta que o crente deve dar a tanto amor. Alcançados e conquistados pelo amor de Deus, devemos esforçar-nos no amor mútuo (cf. vv. 7.11.12), tal como devemos acreditar ‘no amor que Deus nos tem’ (cf. v. 16) de modo a permanecermos no amor. O Espírito Santo que nos foi dado atua para que ‘permaneçamos’ em Deus e Deus em nós (cf. v. 13), e verifica se se realiza esta sublime imanência (cf. vv. 12.15.16). Deus concede-nos o Seu amor mediante Jesus Cristo e move-nos interiormente com a ação do Espírito. A devoção ao Sagrado Coração de Jesus, mediante o ‘Espírito’, consiste em receber muito amor” (Giuseppe Casarin – Lecionário Comentado [Tempo Comum] – Paulus).

 

Santo do Dia:

São Romualdo, abade. Pai dos monges camaldulenses, desde muito jovem mostrou uma forte inclinação à vida solitária e à oração, embora vivendo no meio de várias tentações e exemplos de mundanismo, uma vez que era filho do duque de Ravena. Após haver professado a regra cisterciense por três anos no mosteiro de santo Apolinário, não satisfeito com aquela vida, aos vinte e três anos obteve a licença de viver como eremita, sobre as colinas de Vêneto, em companhia do eremita Marino. A partir daí passou a visitar outros locais onde vivam outros eremitas. Quando voltou Ravena convenceu também seu pai a fazer-se monge, são Severo. Suas peregrinações tinham escopo bem definido: a reforma dos mosteiros e dos eremitérios, conforme o modelo dos antigos cenóbios orientais. Nasceu assim entre as densas matas alpinas, às costas do alto Casentino, o ermo de Camaldoli, que toma o nome de um terreno de um certo Máldolo, que fez presente deste lugar ao homem de Deus em busca de solidão. Mesmo assim não deixou de seguir suas peregrinações em busca de novas aventuras espirituais, reformando mosteiros, e fundando outros novos. Morreu no dia 19 de junho de 1027.

 Pe. João Bosco Vieira Leite