Quarta, 24 de junho de 2020

(Is 49,1-6; Sl 138[139]; At 13,22-26; Lc 1,57-66.80) 

São João Batista.

“Completou-se o tempo da gravidez de Isabel, e ela deu à luz um filho” Lc 1,57.

“Zacarias e Isabel eram velhos e ainda não tinham filhos. Zacarias era sacerdote e Isabel vivia para os trabalhos domésticos. Para uma mulher judia, era vergonhoso não ter filhos. Eles estavam ligados a bênçãos divinas. Ser estéril era considerado um castigo divino, e isso era humilhante e doloroso para uma mulher. Certamente isto lhe causava tristeza, mas não era uma mulher amargurada. Um milagre estava para acontecer. O Anjo Gabriel veio a Zacarias e disse-lhe que suas orações foram ouvidas e que Isabel teria um filho. Para Deus nada é impossível. Deus concedeu ao casal o desejo de ter um filho. Eles eram justos diante de Deus. O anjo lhe disse que a criança se chamaria João e que se tornaria um grande homem. Desde o seu nascimento estaria cheio do Espírito Santo e converteria muitos à vontade de Deus. Zacarias duvidou, porém em nenhum momento Isabel titubeou da promessa do Senhor. Reconheceu a ação divina e ocultou sua felicidade durante cinco meses. Está na hora de tudo acontecer. Imaginemos os preparativos, os cuidados e o anúncio esperado por todos os parentes e vizinhanças: nasceu! Este acontecimento, aparentemente muito simples, é carregado de emoção e alegria. O pai fica bobão, fala do filho a toda hora. A mãe, mesmo que tenha passado por fortes dores, agora vive um momento de glória. No caso específico de Zacarias e Isabel, o cumprimento da promessa, a maneira de dar o nome a seu filho e o seu cântico expressando a fé. Deus manteve Isabel estéril para um propósito especial. O que parecia um castigo agora se torna uma bênção. Deus queria dar a Isabel um filho muito especial, um filho que teria que teria um lugar único na história, o de precursor dos caminhos do Senhor. Isabel foi realmente abençoada. – ‘Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo, e nos suscitou plana e poderosa salvação’ Visita todos nós. Amém (Arnaldo Hoffmann Filho – Meditações para o dia a dia [2015] – Vozes).

 

Santo do Dia:

São João Batista, o precursor. Hoje celebramos sua natividade, um caso a aparte, juntamente com Jesus e Maria. Seus país, Zacarias e Izabel tinham idade avançada. Pertenciam a estirpe sacerdotal. Foram visitados pelo anjo do Senhor que lhes anunciou o nascimento de João (‘Deus é propício’), já profetizado no Antigo Testamento como precursor do Messias, tendo o caráter forte de Elias. Quando da gravidez de sua mãe, foi visitado pela Virgem Maria que já trazia no seu seio Jesus; a criança presente a presença do Messias e assim o autor sagrado nos diz de sua disposição de preparar o caminho do mesmo. A determinação dessa data é um ajuste litúrgico que coloca seu nascimento três meses após a Anunciação e seis meses antes do Natal. Na história da redenção, João Batista está entre as personalidades mais singulares: é o último profeta e o primeiro apóstolo, enquanto precede o Messias e lhe dá testemunho. “É mais que um profeta – disse ainda Jesus. É dele que está escrito: eis que envio o meu mensageiro à tua frente; ele prepara o teu caminho diante de ti” (Mt 11,9-10).

 Pe. João Bosco Vieira Leite