Sexta, 31 de janeiro de 2020


(2Sm 11,1-10.13-17; Sl 50[51]; Mc 4,26-34) 
3ª Semana do Tempo comum.

“Ele vai dormir e acorda, noite e dia, e a semente vai germinando e crescendo,
mas ele não sabe como isso acontece” Mc 4,27.

“Jesus está se referindo ao Reino dos Céus que, aqui, vem comparado a um homem ‘que joga a semente na terra’ e se vai. Esta, garante Jesus, a faz germinar e crescer por si mesma, ‘sem que saiba como’. Assim, o Reino de Deus dará ‘talo, grão, espiga’ pela força de Deus, mesmo que o homem não o queira. Os desígnios de Deus, assevera Cristo, se cumprirão 'de dia e de noite’ e as sementes de sua graça germinarão e crescerão infalivelmente. Que é, pois, o ser humano dentro do Reino dos Céus e dos projetos de Deus? Nós somos apenas instrumentos e servos deste eterno projeto, grande demais para nossas pequenas mãos, sempre fascinante, no entanto, para os sonhos de nossa fé e coração. Não somos, por isto, os últimos responsáveis pela vitória final. Somos chamados, é verdade, para testemunhar o Reino, pregar o Evangelho, anunciar a graça, mas nem a graça é nossa, nem a verdade do Evangelho nos pertence. Tudo é de Deus que, em seus misteriosos desígnios, joga a semente a seu bel-prazer, em todos os campos, dentro e fora de nossas igrejas, e se compraz em vê-la crescer, mesmo quando o homem se vai. E como cresce esta semente, devemos admiti-lo em nossa humana presunção, em terrenos que nos pareceriam impróprios para uma rica semeadura! Para a graça de Deus, no entanto, nada é impróprio, a não ser que não nos abramos a Ele. Isto leva a nós, cristãos, a interrogar-nos sobre o como de nosso trabalho missionário e, principalmente, sobre nossas atitudes interiores ao pregarmos e testemunharmos o Evangelho de Jesus. Como o fazemos e o que nos motiva? Será a beleza da mensagem, a fecundidade da graça, o sangue do nosso Redentor? Ou nossas vaidades, nossa soberba, nossas preocupações estreitamente religiosas? O que importa essencialmente é a semente de Deus. Nosso trabalho é importante, mas sempre secundário. – Senhor Deus, grande e bom, muito obrigado porque somos mensageiros do Evangelho de Jesus. Perdoai nossas presunções e dai-nos a alegria do semeador que planta e se vai. Amém (Neylor J. Tonin – Graças a Deus [1995] – Vozes).

Pe. João Bosco Vieira Leite