Sexta, 24 de janeiro de 2020


(1Sm 24,3-21; Sl 56[57]; Mc 3,13-19) 
2ª Semana do Tempo Comum.

“Então Jesus designou doze, para que ficassem com ele e para enviá-los a pregar” Mc 3,14.

“Ser discípulo de Cristo e viver em sua companhia é a suprema glória que um mortal possa aspirar. Já seria muita honra servir a um rei deste mundo ou ser convidado por uma alta autoridade eclesiástica para ser seu comensal e participar de alguma missão religiosa. Imaginemos o que não significa, então, ser discípulo daquele que se apresentou como o Filho do Homem e de Deus, servindo sob seu comando e abraçando seu destino e missão? Foi para eles que os doze discípulos foram escolhidos, com a graça suplementar de viver em sua companhia. Ninguém de nós se consideraria digno de tal chamamento, e não o somos, em verdade. Mas a dignidade, que não é nossa, no-la é oferecida por quem no-lo chama. Ela nos é conferida por Cristo, ainda que nos consideremos pecadores e incapazes de corresponder a ela. Assim devem ter-se sentido os doze, gente simples e rústica, pescadores incultos e pecadores sinceros e sem hipocrisia. Somos até tentados, às vezes, a nos comparar com os primeiros apóstolos e, se caíssemos nesta tentação, talvez nos sentíssemos melhores que eles. Mas esta comparação seria falsa, além de inócua. Estaríamos, com isso, medindo apenas valores humanos, sempre relativos e até volúveis. Deus nos mede diferentemente. O metro é dele, como também sua graça e fortaleza. Qualquer pessoa pode ser discípula de Jesus, contanto que Deus a escolha e a envie a sua frente para pregar o seu Evangelho. Não coloquemos nossas qualidades como mérito em nosso favor. Antes, abramos o coração para a voz de Deus, aceitando-nos em nossa pobreza e confiando em sua graça. Só ela é salvadora. Nós somos apenas instrumentos em suas mãos onipotentes e misericordiosas. – Senhor Deus, bom e grande, aceita-nos como somos e modelai-nos como quiserdes. Somos pouco ou nada, mas estamos a vosso dispor. Amém (Neylor J. Tonin – Graças a Deus [1995] – Vozes).

Pe. João Bosco Vieira Leite