Segunda, 6 de janeiro de 2020


(1Jo 3,22—4,6; Sl 02; Mt 4,12-17.23-25) 
Semana da Epifania.

“Daí em diante, Jesus começou a pregar, dizendo: ‘Convertei-vos, porque o reino dos céus está próximo’”
Mt 4,17.

“Como afeta a conversão minhas relações com a cultura que me deu minha identidade? A conversão a Cristo leva-me a retirar-me de minha sociedade e seus problemas ou me impele a submergir-me para sua transformação? Quais são os valores próprios de minha cultura que devo incorporar ou manter em minha vida cristã e quais se encontram sob julgamento e devem ser mudados ou abandonados? Em que sentido se pode comparar conversão com fenômenos contemporâneos de ‘revolução cultural’ que levam a mudanças radicais de estilo de vida, filosofia e maneira de atuar? ‘A conversão cristã, diz o documento de Bangkok, relaciona-se com Deus e especialmente com seu Filho Jesus Cristo’. Não obstante, deve-se reconhecer que em seus aspectos psicológicos e sociológicos ‘é um fenômeno que não se restringe à comunidade cristã; tem lugar em outras religiões bem como em outras comunidades ideológicas e políticas’. A conversão é um conceito muito amplo: é a mudança da maneira de pensar de indivíduos e de grupos e de suas perspectivas sobre a realidade e a ação’. ‘O conteúdo da experiência difere segundo a pessoa ou o sistema ideológico dentro do qual o indivíduo ou o grupo se convertem’. A conversão é decisiva para determinar a identidade de uma pessoa e também na formação de novas formas de comunidade. ‘Relaciona uma pessoa com gente que tem experiências semelhantes ou que estejam consagradas à mesma pessoa ou ideologia’ ... Ficou-nos na memória, por exemplo, um filme chinês sobre o Grande Circo, que nos mostrava em sua cena final alguns alpinistas chineses que subiam a montanha para conquistar os altos picos nevados e, segundo o comentarista do filme, mantendo sua têmpera e ânimo, mediante ‘os pensamentos de Mao’. A conversão cristã leva também à formação da comunidade cristã cuja estrutura pode variar muito de uma cultura a outra, e pode incluir diferentes tipos de pessoas. A conversão cristã reúne as pessoas numa comunidade de adoração, de ensinamento e de serviço a todos os homens. Mesmo quando as pessoas não sejam convidadas a abandonar sua cultura e separar-se da comunidade na qual nasceram, formarão, entretanto, células de adoração, reflexão e serviço dentro de suas culturas originais’. Às vezes leva a formar comunidades bastantes definidas e em contraste com seu ambiente, como são muitas de nossa igrejas latino-americanas” (Mortimer Arias – Salvação – Vozes).

- De hoje à sábado, aprofundaremos a 1ª Carta de João, trabalhada nesse período.

 Pe. João Bosco Vieira Leite