(1Jo 4,7-10; Sl 71[72]; Mc 6,34-44)
Semana da Epifania.
“Caríssimos,
amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus e todo aquele que ama
nasceu de Deus e conhece a Deus” (1Jo 4,7).
“No contexto mais
amplo da revelação dos dois mandamentos do crer e do amar (1Jo 4,1-5--5,12)
estão inseridos estes quatros versículos que confirmam perfeitamente o
mandamento da caridade recíproca (v. 7a) e as suas motivações profundas: ela é
o único caminho para conhecer a Deus (v. 7b), para compreender até que ponto
Ele nos amou (v. 8), para experimentar a gratuidade absoluta, que é o aspecto
mais divino e divinizante do amor de Deus (vv. 9-10). Este texto propõe uma
síntese extraordinária da reflexão joanina sobre o amor. O contexto mais amplo
desenvolve a revelação sobre Deus-amor (1Jo 4,7-21). Neste texto, as passagens
fulcrais dessa revelação podem ser assim apresentadas: o ponto de referência é
a afirmação lapidar: ‘O amor vem de Deus’ (v. 7); qualquer amor autêntico só
pode ter em Deus a sua raiz e este é o caminho do verdadeiro conhecimento de
Deus. A razão é que a identidade profunda de Deus está no amor: ‘Deus é amor’
(v. 8). ‘Bonum est diffusivum sui’, repetirá o ensino escolástico, procurando explicar
com categorias filosóficas a natureza profunda d’Aquele que é o único que é
bom’ (Lc 18,19). Mas esta verdade não é fruto da reflexão filosófica, e sim da
verificação histórica: ‘Deus enviou o seu Filho Unigênito ao mundo, para que
nós tivéssemos a vida por meio d’Ele’. O verdadeiro revelador do Pai é o Filho,
o qual não se limitou a falar do Pai-amor, mas encarnou este amor ‘vítima de
expiação pelos nossos pecados’. Assim ‘o amor de Deus manifestou-se em nós’: é
sublinhada a absoluta gratuidade do amor do Pai, não por desprezo da resposta
humana, mas porque o amor humano é ‘resposta’ à iniciativa de Deus. Além disso,
a expressão ‘em nós’ quer dizer-nos não apenas que o amor de Deus se revelou
aos cristãos em Jesus, mas também que Ele se revela ‘na’ comunidade cristã, que
agora tem a vida graças a esse amor (Jo 5,26; 6,57; 1Jo 5,11-12)” (Giuseppe
Casarin – Lecionário Comentado [Advento – Natal] – Paulus).
Pe. João Bosco Vieira Leite