(1Sm 1,1-8; Sl 115[116]; Mc 1,14-20)
1ª Semana do Tempo Comum.
“O tempo já se
completou e o reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no evangelho” Mc 1,15.
“Em seguida, Marcos
descreve a mensagem proclamada por Jesus. São frases concisas: ‘Cumpriu-se o
tempo, e o Reinado de Deus aproximou-se. Convertei-vos e crede no
Evangelho’. (1,15). O termo grego para tempo, ‘Kairos’, quer dizer o
momento certo, aquilo que é a essência do tempo, seu significado mais profundo.
O tempo se cumpriu, chegou à sua plenitude. O Reino de Deus está próximo. A
proximidade de Deus faz que o ser humano possa viver verdadeiramente. Só na
proximidade de Deus o ser humano se aproxima do seu ser verdadeiro. E o tempo
só chega à sua plenitude porque Deus está próximo. Os místicos, sobretudo
Mestre Eckhart, gostavam de pregar sobre a plenitude do tempo. Deus, que está
acima de todo tempo, entra no tempo e o completa. Jesus não anuncia o juízo,
mas sim a proximidade salvadora de Deus. Cabe ao homem reagir a essa situação,
não fazendo penitência, mas convertendo-se. A palavra grega ‘metanoeite’
significa originalmente: ‘Mudem de ideia, pensem de outra maneira. Vejam o que
há atrás das coisas; assim havereis de descobrir a proximidade de Deus’. Jesus
quer abrir os olhos dos homens, para que enxerguem Deus em tudo. Deus já está
presente. Não precisamos pedir que ele venha. Basta abrirmos os olhos, para que
o vejamos em toda parte. Na palavra grega ‘metanoeite’ ressoa também o
significado da palavra hebraica da qual foi traduzida: virar-se, voltar, dar a
volta, tomar outro caminho. Os hebreus partem do princípio de que o ser humano
se mete frequentemente em caminhos errados que não levam à salvação e sim a
desvios e descaminhos. Estes o ser humano deve abandonar, para colocar-se no
caminho certo. Se estiver no caminho que leva à perdição, deverá voltar, retornar
ao ponto de origem. A volta deve ser acompanhada da fé. O evangelista usa uma
expressão estranha: crede dentro do Evangelho, tende confiança dentro do
Evangelho. Talvez devamos compreendê-la assim: quem mora dentro da Boa-Nova,
quem ouve as palavras de modo que estas possam morar nele, sente crescer em si
a confiança. Ele ganha uma nova capacidade de ver, uma base firme em meio às
inseguranças do mundo. O Evangelho é para Marcos o Evangelho de Jesus Cristo.
De modo que a conversão implica também a confiança na pessoa de Jesus. É ele
que abre os olhos do ser humano. É ele que lhe mostra o caminho que leva
realmente à vida. E é ele que lhe dá uma base segura, que lhe inspira uma
confiança incondicional em Deus que não pode ser abalada nem pela resistência
dos adversários nem por derrotas externas” (Anselm Grun – Jesus,
Caminho para a Liberdade – Loyola).
Pe. João Bosco Vieira Leite