Sábado, 11 de janeiro de 2020


(1Jo 5,14-21; Sl 149; Jo 3,22-30) 
Semana da Epifania.

“Esta é a confiança que temos no Filho de Deus: se lhe pedimos alguma coisa de acordo com sua vontade,
ele nos ouve” 1Jo 5,14.

“É a parte conclusiva da Carta de São João. Os versículos 14-17 falam da eficácia e da confiança que caracterizam a oração de quem ama. Nos versículos 18-20 estão recolhidas três máximas sobre a confiança, que se fundamenta no fato de que nós estamos no Deus Verdadeiro (v. 20). A exortação final coloca de sobreaviso contra os falsos deuses, como anteriormente em relação aos falsos profetas (v. 21). Quem acredita, ama, e quem ama, reza: é o título que pode sintetizar os versículos 1-13 e 14-17. A fé é uma abertura à iniciativa de Deus; o amor do que crê tem uma característica de conquista e a oração é a arma irresistível para provocar a intervenção do Deus da vida quando ainda há esperança. A confiança na oração decalca o ensinamento do Evangelho narrado por Mc 11,22-25: a oração feita com a ‘fé de quem já alcançou’ aquilo que se pede, substitui o culto do Templo o qual é abolido no contexto da narração da purificação da casa de Deus, introduzida e concluída pelo episódio da figueira amaldiçoada e que secou (Mc 11,12-22). A atitude no tocante ao irmão pecador também decalca o ensinamento evangélico de Mt 18,15-22. Temos a mesma lógica na estratégia da conquista: primeiros contatos pessoais, intervenção de testemunhas, intervenção oficial da Igreja e, por último, oração em comum para poder ‘desembaraçar’ o irmão que se enredou nos seus pecados. Ensinamentos semelhantes podemos encontra-los em Tg 5,15—6,20. O pecado que ‘leva à morte’ (v. 16) não é fácil de explicar. Pode referir-se aos dissidentes que saíram definitivamente da comunidade ou, melhor ainda, deve considerar-se um ensinamento geral contra a oração por aqueles que deliberadamente recusam cumprir as condições para caminharem na luz e para serem filhos de Deus. Os versículos finais (18-20) levam à jubilosa certeza de que ‘estamos no Verdadeiro, por seu Filho Jesus Cristo, que é o Deus verdadeiro e a vida eterna’ (v. 20)” (Giuseppe Casarin – Lecionário Comentado [Advento – Natal] – Paulus).

Pe. João Bosco Vieira Leite