Quinta, 30 de janeiro de 2020


(2Sm 7,18-19.24-29; Sl 131[132]; Mc 4,21-25) 
3ª Semana do Tempo Comum.

“Jesus dizia ainda: ‘Prestai atenção no que ouvis: com a mesma medida com que medirdes,
também vós sereis medidos; e vos será dado ainda mais’” Mc 4,24.

“Toda a Bíblia esta permeada deste princípio espiritual: seremos tratados como tratamos os outros. Muitas vezes as pessoas têm a tendência ao julgamento pelo fato único de se sentirem mal consigo mesmas, sentirem-se culpadas, e aí se lançam ferozmente contra o outro. Culpa! Não se deixe levar pela culpa! Deus não culpa ninguém. Perdoe-se e perdoe o próximo e você será livre, curado, restaurado e feliz. Haja o que houver, no presente, no passado e no futuro, afirme sempre o perdão a si mesmo e aos outros, pense sempre no perdão e receba-o de coração em sua vida. Você merece ser feliz! Você já é perdoado! Todas as batalhas da vida são travadas em nossas mentes. Por isso, alguém disse certa vez: ‘Sua vida só muda quando seus pensamentos mudam’. Essa é a mais pura verdade. Se medirmos (e o fazemos mentalmente) o próximo com pensamentos de bondade, amor, respeito, caridade, paciência e perdão receberemos de Deus e dos outros o mesmo tratamento, mas se optarmos por medir os irmãos com dureza, egoísmo, falso moralismo, inclemência, também receberemos o mesmo. A escolha é sempre nossa. Por isso, o nosso desafio, nesse dia, é olhar a todos com bondade. – ‘Senhor, no silêncio deste dia que amanhece, venho pedir-te saúde, força, paz e sabedoria. Quero olhar hoje o mundo com olhos cheios de amor, ser paciente, compreensivo, manso e prudente. Ver, além das aparências, teus filhos como Tu mesmo os vês, e assim não ver senão o bem em cada um. Cerra meus ouvidos a toda calúnia. Guarda minha língua de toda maldade. Que só de bênçãos se encha meu espírito. Que eu seja tão bondoso e alegre, que todos quantos chegarem a mim sintam a tua presença. Senhor, reveste-me de tua beleza. E que, no decurso deste dia, eu te revele a todos. Amém!’ (Autor desconhecido)” (Sandro Bussinger Sampaio – Meditações para o dia a dia [2015] – Vozes).

 Pe. João Bosco Vieira Leite