Quarta, 26 de junho de 2024

(2Rs 22,8-13; 23,1-3; Sl 118[119]; Mt 7,15-20) 12ª Semana do Tempo Comum.

“Cuidado com os falsos profetas: eles vêm até vós vestidos com peles de ovelha,

mas por dentro são lobos ferozes” Mt 7,15.

“A falsidade, a hipocrisia, parecer ser, o simples desejo de aparentar, o pré-fabricado e inautêntico é o que mais se opõe ao evangelho. É verdade indiscutível que o cristão tem de ser verdadeira testemunha do Senhor e, como consequência, todos o devem ver como tal; tem de aparecer como tal; apresentar-se dessa maneira é o que moverá, aqueles que o rodeiam, a pensar em orientar sua vida para o Senhor. Mas não é menos verdade que não lhe basta parecer, e sim que sobretudo você deve ser; ser em sua interioridade o que parece exteriormente aos olhos dos outros. Ser e parecer; parecer e ser; isso é o autêntico discípulo de Cristo. Os frutos são os verdadeiros argumentos que convencem. Os frutos de santidade serão as melhores e mais convincentes provas de que sou discípulo do Senhor; a santidade de minha vida é a única que poderá convencer a mim e aos outros de que sou dedicado em plenitude de vida às obras do Senhor. Se cada dia for mais amante da vocação, se for mais profundamente piedoso, se os outros virem em mim maior sentido de caridade e compreensão, se cada dia me preocupar mais com os outros e menos comigo mesmo, se for mais abnegado, mais sacrificado, se viver mais preocupado com o Reino de Deus que com o meu... então, e somente então, é que minha vida será verdadeiro sinal escatológico; então e somente então minhas obras e os frutos de minha vida convencerão”  (Alfonso Milagro – O Evangelho meditado para cada dia do ano – Ave-Maria).

Pe. João Bosco Vieira Leite