Quarta, 12 junho de 2024

(1Rs 18,20-39; Sl 15[16]; Mt 5,17-19) 10ª Semana do Tempo Comum.

“Não penseis que vim para abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir,

mas para dar-lhes pleno cumprimento” Mt 5,17.

“Cristo aperfeiçoa a lei com sua doutrina, ao interpretar o sentido correto do Antigo Testamento, deformado pelo legalismo farisaico, e conformando a lei com o novo espírito e evangélico. A justiça farisaica, condenada aqui pelo Senhor, era uma verdadeira farsa, chegando a ser verdadeira idolatria da letra, prescindindo do espírito que devia animar essa letra. O Senhor nos abre para outra justiça mais profunda e real; não podemos contentar-nos com a observância da letra, porque, como nos diz São Paulo, ‘a letra mata, mas o espírito vivifica’ (2Coríntios 3,6). Letra sem amor é letra morta; amor, que não se expressa e não se manifesta, logo se apaga; amor que não obedece ao preceituado pelo Senhor diretamente, ou por meio de seus representantes legítimos, não é na realidade senão um amor fingido. O que Jesus aperfeiçoou na lei antiga? Aperfeiçoou alguns preceitos morais; outras leis cerimoniais e rituais ficaram superadas pelo novo sacrifício da cruz; ele ficou convertido na única e verdadeira vítima por nossa redenção. As leis que regulavam o governo do povo, foram aperfeiçoadas pela instituição da hierarquia eclesial, da Igreja hierárquica, novo povo de Deus; numa palavra: o que, no Antigo Testamento, era somente uma sombra e uma figura típica do que haveria de vir substituiu-o Jesus pela própria realidade. Vivência: Verei se na prática da materialidade de minhas obrigações demonstro suficiente valorização de minha espiritualidade afim de fugir da observância rotineira daquilo que me é preceituado. Porém, verei também se me deixei influenciar por certas correntes, excessivamente espiritualistas, que relaxam a observância das regras e normas dadas pela autoridade legítima, em último termo, pelo próprio Deus” (Alfonso Milagro – O Evangelho meditado para cada dia do ano – Ave-Maria).

Pe. João Bosco Vieira Leite