Segunda, 29 de abril de 2024

(At 14,5-18; Sl 113B[115]; Jo 14,21-26) 5ª Semana da Páscoa.

“Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse me ama. Ora, quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele” Jo 14,21.

“Em seu evangelho, João não fala só do amor que Jesus nos dedica, ele fala também do nosso amor a Jesus. Ser cristão significa, portanto, amar Jesus e estabelecer uma relação pessoal com ele. É um tema tipicamente joanino. Os sinóticos e Paulo não o conhecem. Os versículos 14,15-23 respondem à pergunta sobre a forma concreta que pode assumir essa nossa relação com Jesus. Amar Jesus significa observar os seus mandamentos ou as suas palavras. A palavra grega ‘terein’ quer dizer: conservar, respeitar, observar, cumprir. Tem também o sentido de meditar, contemplar. João nos convida a meditar sobre Jesus, a insinuar-nos em seu espírito, para assim nos tornarmos capazes de amar. Quem ama Jesus vive mais consciente, fica seguindo a luz. Isso terá reflexos também em nosso modo de vida. O novo comportamento encontra sua expressão no novo mandamento que João não se cansa de repetir: ‘Amai-vos uns aos outros!’. O mandamento do amor não é uma simples exigência moral que podemos cumprir por um ato de vontade. Trata-se antes do começo de um longo caminho de desenvolvimento no decorrer do qual desmascaremos e expulsamos aquele egocentrismo tão profundamente arraigado em nós, e então conseguimos entrar em contato com o nosso verdadeiro centro do qual brota o amor. A meta de nosso caminho de amadurecimento é o amor. Por meio de suas palavras e de seu exemplo, Jesus nos capacita para esse amor que não transforma só a nós mesmos, mas, pouco a pouco, também à sociedade humana” (Anselm Grüm – Jesus, porta para vida – Loyola).

Pe. João Bosco Vieira Leite