Sábado, 27 de abril de 2024

(At 13,44-52; Sl 97[98]; Jo 14,7-14) 4ª Semana da Páscoa.

“Disse Filipe: ‘Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!’” Jo 14,8.

“Como vimos nos evangelhos destes últimos dias, Jesus falou muitas vezes, aos discípulos, a respeito do Pai e das relações que unem ao Pai. A insistência de Jesus em tratar o tema do Pai suscitou em alguns deles o desejo de um conhecimento mais profundo e mais experimental do Pai e, assim, um deles, Filipe, pede a Jesus: ‘Senhor, mostra-nos o Pai’. Filipe e seus companheiros não tinham percebido que ‘aquele que me viu, viu também o Pai’ (v. 9). Em Jesus revela-se o Pai, suas palavras são as palavras do Pai, ele mesmo é a Palavra do Pai feita carne e suas obras são as obras do Pai e mostram que ele é do Pai. O Senhor queixou-se a Filipe de que ainda não o conhecera; os apóstolos, ainda na última ceia, estavam muito longe do conhecimento de Jesus Cristo, apesar de durante três anos terem sido doutrinados incansavelmente. Várias vezes deram motivo para que Jesus se queixasse de que não entediam. Você é motivo de pesar para o coração de Cristo? Talvez você tenha bastante tempo de vida cristã e não tenha penetrado ainda nos segredos íntimos do coração amantíssimo de Jesus. Talvez você tenha sido cristão desde a sua infância e venha recebendo os sacramentos com relativa frequência; mas, apesar de tudo isso, não chegou ainda ao conhecimento experimental religioso de uma vida de íntima união com Jesus, e suas relações com ele sejam pouco menos que simples formalidades” (Alfonso Milagro – O Evangelho meditado para cada dia do ano – Ave-Maria).

Pe. João Bosco Vieira Leite