Segunda, 22 de abril de 2024

(At 11,1-18; Sl 41[42]; Jo 10,1-10) 4ª Semana da Páscoa.

“Em verdade, em verdade vos digo, quem não entra no redil das ovelhas pela porta, mas sobe por outro lugar é ladrão e assaltante. Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas” Jo 10,1-2.

“Alguns biblistas acham que a alocução do pastor não está corretamente transmitida no evangelho de João. Por isso optam por uma remodelação completa desse texto. Prefiro, no entanto, acompanhar o parecer de Ludger Schenke, que considera o texto perfeitamente coerente em si mesmo. Na discussão com os fariseus, Jesus começa o seu discurso com um enigma (10,1-5). Na descrição dos hábitos pastoris fica óbvio que o pastor entra no redil pela porta e não pule a cerca, pois o porteiro conhece o pastor e abre a porta para ele. Só os ladrões e salteadores penetram no redil por outros lugares. Ladrão é aquele que furta com astúcia e dolo, enquanto os salteadores são imagens daqueles que se apresentam em nome de Deus, mas que não cuidam devidamente das pessoas às quais foram enviados. Abusando de sua missão, oprimem as pessoas às quais deveriam levar a mensagem de Deus. Esse perigo existiu tanto na história de Israel quanto na Igreja primitiva. É uma tentação também nos dias de hoje. São líderes que cometem abusos espirituais. Para João, tudo o que é óbvio se transforma em enigma que indica algo completamente diferente. Quem decifra o enigma é sábio. E o presente enigma só se resolve com uma compreensão correta de Jesus. Os ouvintes daquele tempo, e certamente também muitos leitores de hoje, não compreenderam ‘o alcance do que ele dizia’ (10,6). O evangelho de João não conhece propriamente parábolas, mas apenas alocuções em enigmas e palavras figurativas. Por meio de enigmas e imagens, Jesus aponta para o mistério do homem e para o mistério de Deus. A teologia mística de João que não trabalha com histórias como aquelas que Lucas, o grego, sabe contar tão bem, prefere as imagens que permitem vislumbrar o seu conteúdo enigmático” (Anselm Grüm – Jesus, porta para vida – Loyola).

Pe. João Bosco Vieira Leite