Quinta, 1º de dezembro de 2022

(Is 26,1-6; Sl 117[118]; Mt 7,21.24-27) 

1ª Semana do Advento.

“Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reno dos céus,

mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus” Mt 7,21.

“Poucas coisas repete Jesus com tanta ênfase, no evangelho, como a afirmação de que ele veio para cumprir a vontade do Pai que está nos céus, e que não tem outro alimento nem outra preocupação a não ser cumprir a vontade do seu Pai. Se ‘todo discípulo perfeito será como o seu mestre’ (Lucas 6,40), nós também devemos pôr nosso empenho em imitar Jesus, aceitando e fazendo a vontade do Pai celestial. Mas, no evangelho, Jesus nos ensina que não é suficiente uma superficial ou teórica aceitação da palavra do Pai, e sim que se exige o cumprimento prático e real da vontade divina. Para pertencer ao Reino, não basta invocar o Senhor, mesmo que se faça com fé viva. É preciso cumprir a vontade divina, acomodando nossa vida aos princípios estabelecidos por Jesus Cristo. No Antigo Testamento já encontramos uma página de Jeremias semelhante a esta. Falando do culto autêntico, diz o profeta: ‘Não vos fieis em palavras enganadoras, semelhantes a estas: ‘Templo do Senhor, templo do Senhor, aqui está o templo do Senhor’. Se reformardes vossos costumes e modos de proceder, se verdadeiramente praticardes a justiça; se não oprimirdes o estrangeiro, o órfão, a viúva (...) permitirei que permaneçais neste lugar, nesta terra que dei a vossos pais por todos os séculos’ (Jeremias 7,4-7). Não basta que você aceite Jesus como Mestre, se você não põe logo em prática seus ensinamentos. Se você não vive a palavra e a verdade do Senhor, Jesus adverte contra um cristianismo simplesmente de fórmulas ou de aceitação superficial de verdades e dogmas, que não chegam, porém a se tornarem vida” (Alfonso Milagro – O Evangelho meditado para cada dia do ano – Ave-Maria).     

Pe. João Bosco Vieira Leite