Terça, 08 de novembro de 2022

(Tt 2,1-8.11-14; Sl 36[37]; Lc 17,7-10) 

32ª Semana do Tempo Comum.

“Assim também vós, quando tiverdes feito tudo o que vos mandaram, dizei:

‘Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer’” Lc 17,10.

“Depois de alertar aos discípulos sobre os escândalos, sobre o perdão aos irmãos, e sobre a maneira de viver a fé, a ponto de arrancar árvores e transplantar montanhas, Lucas coloca diante dos ouvintes e leitores a máxima do dever, da obrigação e também do serviço desrespeitoso e desinteressado em favor do Reino. Para Jesus, os apóstolos são chamados a ser simples serventes, servidores do Reino! A proposta é considerar e avaliar não a atitude do Senhor, mas do servo que cumpre seu dever sem esperar recompensa, esperando elogios pela obrigação realizada ou alguma promoção por ter atuado bem. Jesus conhecia bem qual era a condição do servo ou escravo, e por isso sua orientação visa, de certo modo, chegar aos fariseus que tinham na observância da lei a certeza de que, por seus méritos, seriam salvos. Com a alegria de quem foi chamado a viver e transmitir o Evangelho, devemos amadurecer em nossa fé para que possamos dizer: ‘somos servos inúteis!’. Não da inutilidade como vê o mundo de hoje, que não produz, não consome, não conta para nada, mas da inutilidade de quem se crê pequeno, pobre, necessitado, aberto a fazer a vontade de Deus, como Jesus a acolheu e realizou, entregando toda a sua vida ao desejo do Pai. A grandeza do servo, portador de uma fé autêntica, está na humildade com que serve indistintamente aos irmãos, mesmo sabendo que nunca faremos o suficiente para Deus, que tem sido sempre bom e misericordioso para conosco. Esta atitude de humildade e reconhecimento do senhorio de Deus em nossas vidas nos coloca em nosso lugar de criaturas amadas, às quais, um dia, o Senhor se cingirá e nos servirá, como a verdadeiros amigos e amigas (cf. Lc 12,37). – Dá-nos, Senhor, suficientemente humildade para servir-te na alegria sabendo que nada somos, senão servidores inúteis do teu Reino de amor, justiça e paz” (Magda Brasileiro – Meditações para o dia a dia [2017] – Vozes). 

 Pe. João Bosco Vieira Leite