Sábado, 8 de maio de 2021

(At 16,1-10; Sl 99[100]; Jo 15,18-21) 

5ª Semana da Páscoa.

“Se fôsseis do mundo, o mundo gostaria daquilo que lhe pertence. Mas, porque não sois do mundo,

porque eu vos escolhi a apartei do mundo, o mundo por isso vos odeia” Jo 15,19.

“Há mundo e mundo. Há o mundo como criação boa de Deus para o qual o Pai enviou o seu Filho. E há o mundo como o complexo organizado da maldade dentro da criação, mundo que Deus não criou nem quer. Face a este mundo se opõe Jesus e sua mensagem. É como o Reino e o anti-reino, o Cristo e o anti-Cristo. Reino é política de Deus na criação visando seu resgate e toda plenificação no seio da Trindade. E há o anti-Reino que são as forças organizadas na história que se opõem a esta política de Deus, o diabólico se contrapõem ao simbólico. Pregar o Reino num ambiente de anti-Reino é contar com a maledicência, o ódio e o martírio. Jesus e seus discípulos viveram este destino. Jesus adverte com razão: o mundo vos odeia. Mas eis a estratégia de Cristo: tira seus discípulos do mundo-pecado para atirá-los mais profundamente dentro dele numa missão de denúncia profética, de redenção e de libertação. É como enviar as ovelhas no meio dos lobos. Elas poderão ser devoradas. Mas os lobos não têm poder sobre o sentido desta morte. É uma morte martirial que abre caminho para uma vida como aquela da ressurreição de Jesus. Diz um texto de certo evangelho apócrifo: ‘Senhor, é bom que nos envies como ovelhas no meio de lobos. Mas se os lobos nos comerem? Respondeu Jesus: se os lobos vos comerem, então não tereis mais medo’. É uma resposta de quem cobra uma fé de total entrega. Podemos ser comidos pelas forças do anti-Reino e do anti-Cristo, mas nossa vida será conservada e será ressuscitada como aquela de Jesus. O lobo pode se apoderar da vida, mas não é senhor da morte. Cristo é senhor sobre a morte e venceu. – Senhor, não Te pedimos que nos livres das ondas perigosas, mas que nos dê forças para enfrenta-las e sermos mais fortes que elas. Conserve-nos sempre na vida mesmo na morte e para além dela. Amém (Leonardo Boff – Graças a Deus [1995] – Vozes).     

Pe. João Bosco Vieira Leite