Quinta, 20 de maio de 2021

(At 22,30; 23,6-11; Sl 15[16]; Jo 17,20-26) 

7ª Semana da Páscoa.

“Pai, aqueles que me deste, quero que estejam comigo onde eu estiver, para que eles contemplem a minha glória, glória que tu me deste porque me amaste antes da fundação do universo” Jo 17,24.

“Estejam comigo... Jesus toca favoravelmente no maior desejo do homem, ligado ao desejo de viver para sempre. Quem está em Deus não pode estar morto, porque Deus não é um Deus dos mortos, mas dos vivos (Mt 22,32). Jesus pede uma solução para a eterna saudade do céu, inata em cada coração. E a melhor de todas as soluções: que o homem esteja onde Deus está. Ou, como Jesus diz no mesmo discurso da Última Ceia: ‘Que todos sejam um com Ele e o Pai’ (17,22). Para o maior dos desejos, a melhor e mais completa das soluções. Estive ao lado do grande poeta simbolista Tasso da Silveira (+ 3.12.1968) momentos antes de sua Páscoa. Tinha lhe dado o Viático. Ele segurava minhas mãos com toda força que lhe sobrava e me pedia: ‘Ajude-me a viver!’. Na verdade, este é o único pedido verdadeiro que merece ser feito. Porque, com ele, virão as respostas a todos os outros desejos. No momento em que o médico recolhe seus aparelhos e sua ciência, no momento em que os amigos escondem forçadamente as lágrimas de despedida, chega Jesus para dizer com certeza divina: ‘Quero que estejas onde eu estou. Quero que vivas da vida minha e de meu Pai. Quero que a glória (= imortalidade) que me envolve te envolva também!’. E a vida terrena, que fora toda amarrada de contínuos e, às vezes, sofridos e cansativos recomeços, conhece a grande novidade do mergulho definitivo para dentro de Deus, tornando-se ‘participante da natureza divina’ (2Pd 1,4). O sonho da imortalidade deixa de ser sonho para ser a mais linda das realidades – Senhor Jesus, ajuda-me a viver! Já não te peço prolongar os meus dias misturados de noites e sol, te peço seres o meu eterno dia, onde a luz do teu amor seja a minha plena felicidade e eu possa ser um contigo e com o Pai. Amém (Clarêncio Neotti – Graças a Deus [1995] – Vozes). 

 Pe. João Bosco Vieira Leite