Sábado, 22 de maio de 2021

(At 28,16-20.30-31; Sl 10[11]; Jo 21,20-25) 

7ª Semana da Páscoa.

“Quando Pedro viu aquele discípulo, perguntou a Jesus: ‘Senhor, o que vai ser deste?’” Jo 21,21.

“Pedro queria saber como seria o futuro discípulo que Jesus amava. Mas Jesus lhe respondeu: ‘Que te importa?’ (21,22). Não adianta especular sobre a duração da minha vida, sobre o seu sucesso ou fracasso. O que importa é apenas que eu siga Jesus e viva o seu amor. O resto não tem importância. O sucesso da vida depende da disposição de deixar que Jesus me abra os olhos para o mistério do amor. Na tradução ecumênica, as palavras de Jesus em 21,22 rezam: ‘Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa?’ Traduzindo a expressão grega ‘heos erchomai’ com mais precisão, deveríamos dizer ‘enquanto venho’ e não ‘até que venha’ (cf. SANFORD, 1977, p. 211s, v.2). O discípulo amado representaria, então, uma outra maneira de seguir Jesus. Pedro é o ativista que quer proclamar ativamente a mensagem de Jesus. O discípulo amado não modifica o mundo por meio de suas ações, e sim por meio do seu ser, mantendo-se aberto para Cristo, que vem a ele a todo momento para morar com ele. Sanford cita Allan Anderson que diz a respeito dessas pessoas: ‘Um homem desse nada faz, mas tudo é feito’ (ibid., 212). Se esta tradução for correta, e segundo a gramática grega ela o é, então o discípulo amado representa o místico que vive totalmente o instante presente experimentando em cada momento a vinda do Cristo dentro de sua alma” (Anselm Grüm – Jesus: Porta para a Vida – Loyola).  

 Pe. João Bosco Vieira Leite