Quinta, 21 de abril de 2022

(At 3,11-26; Sl 08; Lc 24,35-48) 

Oitava de Páscoa

“Vede minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo! Tocai em mim e vede!

Um fantasma não tem carne nem ossos, como estais vendo que eu tenho” Lc 24,39.

“Quais são os efeitos pós-Páscoa? Nesta sociedade consumista, o pós-Páscoa pode ser definido como alguns quilos a mais devido ao consumo exagerado dos chocolates e enfeites que o imaginário coelhinho trouxe no Domingo de Páscoa. O texto bíblico de hoje apresenta um pós-Páscoa maravilhoso, melhor até mesmo que chocolate. E não engorda! Após sua ressurreição e de ter mostrado aos discípulos, Jesus pede para que os discípulos toquem nele e vejam que Ele não é espírito ou fantasma, mas verdadeiro homem Deus ressuscitado. [...] Crer é saber que Jesus é homem e Deus é melhor do que chocolate! Este é o melhor pós-Páscoa! Nossa fé cristã não é baseada em espíritos, fantasmas, aparições. É alicerçada na morte e ressurreição de Jesus como verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Deus que traz salvação, perdão, vida eterna, um novo viver. Aliás, é interessante saber que os discípulos estavam em dúvida e com medo quando Jesus lhes mostrou que é de ‘carne e osso’. Jesus é Deus que vem cuidar de nossas vidas mesmo quando existem dúvidas e medos. Se no seu coração agora estão muitas dúvidas pessoais, profissionais ou até mesmo a respeito da sua fé, peça a Deus que abençoe seus pensamentos. Se no seu coração o medo está presente pelas mais diversas situações da vida, ore também a Deus para que Ele venha cuidar de tudo isto. Em Jesus, há um Deus real, carne e osso, morto e ressuscitado, que vem ao encontro de nossos medos e dúvidas. – Senhor Jesus, a ti entrego minhas dúvidas e meus medos. Como é bom saber, no pós-Páscoa, que Tu és Deus real e verdadeiro. Morreu e ressuscitou em meu lugar para minha salvação. Em nome de Jesus, amém! (Bruno Arnoldo Krüger Serves – Meditações para o dia a dia [2017] – Vozes).

 Pe. João Bosco Vieira Leite