Quinta, 7 de abril de 2022

(Gn 17,3-9; Sl 104[105]; Jo 8,51-59) 

5ª Semana da Quaresma.

Jesus respondeu: ‘Se me glorifico a mim mesmo, minha glória não vale nada. Quem me glorifica é o meu Pai,

aquele que vós dizeis ser o vosso Deus’” Jo 8,54.

“Jesus está diante de líderes judeus. Ele afirma que aquele que obedeceu aos mandamentos não morrerá nunca. Crer e viver eternamente! Um grande alvoroço começa na multidão. Como assim? Se até mesmo Abraão e os profetas morreram, quem é este para dizer que quem seguir seus mandamentos jamais morrerá? Quem é este que ensina vida após a morte? Quem é este que anuncia uma vida que não tem fim? Não é alguém que fala por si só. Não é alguém que apenas é aclamado pelo povo. Não é algum revolucionário. É alguém da parte de Deus. É o Messias! ‘Em resposta Jesus disse: ‘Se me glorifico a mim mesmo, minha glória não é nada. Meu Pai é que me glorifica. Ele, de quem dizeis ser vosso Deus’ (Jo 8,54). Não há como olhar para Jesus e não ver o Deus presente e real. O Pai dá testemunho dele. O Pai glorifica a Jesus, mesmo passando pelo caminho da morte na cruz. Na sua ressurreição, o próprio Jesus é glorificado como Deus. Jesus é Deus. Não um revolucionário, um líder carismático, um ser iluminado que ensina a caridade. É homem-Deus Salvador! Como é bom saber disto. Saber que nossa fé cristã está depositada no local certo. Saber que nosso coração está colocado nas doces e eternas promessas do Salvador. Saber que, assim como Ele disse para aqueles líderes judeus, crer é viver eternamente. Mesmo depois da morte. É vida em abundância! Vida que começa aqui, mas que será intensa na eternidade. – Senhor Jesus, minha fé em ti é tão real e sincera. Creio que Tu és enviado de Deus, és o Salvador, és o Redentor. Entrego minha vida nas tuas mãos, meus sonhos, meus medos, minhas culpas, meu passado, presente e futuro. Creio e viverei eternamente. Só por ti. Apenas por ti. Em teu nome, meu Senhor e Salvador, amém! (Bruno Arnaldo Krüger Serves – Meditações para o dia a dia [2017] – Vozes).   

 Pe. João Bosco Vieira Leite