Sexta, 15 de abril de 2022

(Is 52,13—53,12; Sl 30[31]; Hb 4,14-16; 5,7-9; Jo 18,1—19,42) 

Paixão do Senhor.

“Jesus, ao ver sua mãe e, ao lado dela, o discípulo que amava, disse à mãe: ‘Mulher, este é o teu filho.

Depois disse ao discípulo: esta é tua mãe. Desta hora em diante, o discípulo a colheu consigo” Jo 19,26-27.

“Independente de terem sido a mãe o discípulo amado os destinatários da preocupação de Cristo, soa grandioso no Salvador a atenção para com os sofredores numa hora tão dolorosa como a que estava passando, pendurado na cruz. Aliás, é marcante que na sociedade de injustiças sociais em que vivemos, que não só a desatenção aos necessitados, como assistimos a cada nova tragédia, são os que mais sofrem os que são sempre os primeiros a partilhar o pouco que têm, mesmo com estranhos. A solidariedade entre os pobres é comovedora. E este parece ser o quadro no episódio de Jesus com sua mãe e o discípulo amado. É bom lembrar que Jesus havia passado pela cruel experiência de ter sido abandonado pelos seus próprios discípulos. E não só. Havia se sentido abandonado pelo próprio Pai Celeste. ‘Deus meu, por que me abandonaste?’, é uma profecia do Sl 22, e esta profecia é completada com esta preciosidade: ‘Então os pobres se alegrarão’. Qual seria a razão para este ‘estranho mundo dos pobres’? A sua capacidade de ver. O nosso texto começa justamente com essa afirmação: ‘Vendo...’ E a segunda razão para este ‘estranho mundo dos pobres’ é a capacidade de ‘estar perto’, como igualmente diz o nosso texto. E uma terceira razão para este ‘estranho mundo dos pobres’ é que somos uma humanidade/comunhão, ‘mulher/mãe/discípulo/filho’. Não sabemos se este era o sentido que João desejou dar a este episódio tão pessoal e particular, quando escreveu seu Evangelho. Mas não se trata de exagero fazer deste texto um ensinamento geral tão extraordinário para a Cristandade e para a sociedade humana. – Senhor, que os pobres nos lembrem sempre as lições de ver e estar perto dos necessitados, para que possamos transformar nossa sociedade em uma humanidade/comunhão. Pelo exemplo de Cristo. Amém (Augusto Jacob Grün – Meditações para o dia a dia [2015] Vozes).

Pe. João Bosco Vieira Leite