Quarta, 6 de abril de 2022

(Dn 3,14-20.24.49.91-92.95; Sl Dn 3; Jo 8,31-42) 

5ª Semana da Quaresma.

“Jesus disse aos judeus que nele tinham acreditado: ‘Se permanecerdes na minha palavra,

sereis verdadeiramente meus discípulos, e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará’” Jo 8,31.

“Na disputa relatada no capítulo oito há uma passagem muito que me fascina há muito tempo. Quando Jesus afirma que o Pai o enviou está sempre com ele e que nunca o deixa só, muitos judeus creem nele. Nessa passagem rompe-se com a imagem por vezes tão negativa dos judeus no evangelho de João. Muitos judeus começam a seguir Jesus. A comunidade joanina se compõe em grande parte de judeus. Aqueles judeus que não creem representam em João o mundo que não acolhe Jesus. A tendência de rejeitar Jesus está tanto no leitor quanto nos judeus que naquele tempo se fechavam para Jesus achando que já tinham tudo. Para João gira tudo em torno da opção de crer em Jesus ou rejeitá-lo, de modo que o pecado não consiste em infringir os mandamentos, e sim em fechar-se contra Jesus. A fé é decisiva. Crer significa passar desse mundo para um outro, rompendo com o que é fútil para enxergar o que é essencial. [...] Para João, a fé não é um bem que se possui, e sim um processo. A questão não é se tenho a fé, e sim se começo constantemente a crer que estou superando esse mundo, vendo em Jesus aquele que vence o mundo e que me introduz no mundo de Deus que está além. João ou liga a fé diretamente a Jesus ou usa o verbo ‘crer’ sem nenhum complemento. Nesse sentido, ‘crer’ passa a significar um modo próprio de existir, uma vida que ganhou outro gosto. Crer inclui também ver, reconhecer, compreender. Crer significa viver na luz, ter clareza, enxergar, estar iluminado. Quem crê passou da escuridão à luz. Crendo ele tem em si a vida eterna, ou melhor, ele começa a viver a verdade. Quando João diz que as pessoas creem em Jesus, costuma explicar essa atitude com palavras como estas: aceitar Jesus, vir a Jesus, procura-lo, escutá-lo, ficar nele. Crer exprime, então, a relação pessoal com Jesus” (Anselm Grüm – Jesus: Porta para a Vida – Loyola). 

Pe. João Bosco Vieira Leite