Quarta, 30 de setembro de 2020

(Jó 9,1-12.14-16; Sl 87[88]; Lc 9,57-62) 

26ª Semana do Tempo Comum.

“Jesus, porém, respondeu-lhe: ‘Quem põe a mão no arado e olha para trás

não está apto para o Reino de Deus’” Lc 9,62.

“Assoviar e chupar manga ao mesmo tempo é uma tarefa impossível. Realizar uma tarefa, usando um instrumento, requer do trabalhador uma atenção redobrada e específica. ‘Ninguém põe a mão no arado e olha para trás serve para o Reino de Deus’. Para a seleção do Reino de Deus, alguns requisitos serão exigidos: aptidão para o serviço, lealdade ao seu Senhor, disposição para o trabalho, amor ao serviço que realiza, segurança, humildade, bom relacionamento e vontade crescer, de progredir no trabalho. A imensidão do Reino de Deus é o nosso objetivo como cristão. Quando, na minha aceitação de seguir Jesus, prometi a Ele me dedicar ao seu trabalho, pus todas as minhas forças e não me deixar esmorecer. Estar com Cristo é escolher a melhor parte. As atrações ao meu redor não devem ser motivo de desviar o meu interesse e atenção que devoto ao trabalho do Senhor. Em nossa caminhada, se buscarmos a consagração, o perdão, o amor a Deus primeiramente e o amor ao próximo, estaremos com os olhos da fé voltados para os pés de Cristo. Deus quer dos seus seguidores total disponibilidade e comprometimento. O olhar para trás, para a pessoa carnal, é desviar sua atenção e interesse. São duas coisas que não combinam com o Reino de Deus. O exemplo de Cristo, sua fidelidade ao Pai, até à sua morte e morte de cruz, cumprindo as Escrituras, deve ser seguido por nós. – Senhor, foram muitas as vezes em que me desviei, por motivos fúteis, do meu objetivo cristão. Aumenta minha fé e disposição para te servir. Amém (Iracy Dourado Hoffmann – Meditações para o dia a dia [2017] – Vozes).

 

Santo do Dia:

São Jerônimo, presbítero e doutor da Igreja. Nascido entre 340 e 350 na cidade de Strido. Romano de formação, Jerônimo é um espírito enciclopédico. Sua obra literária nos revela a cada instante o filósofo, o retórico, o gramático, o dialético, capaz de escrever e pensar em latim, em grego, em hebraico, escritor de estilo rico, puro e robusto ao mesmo tempo. A ele devemos a tradução em latim do Antigo e Novo Testamento, que se tornou, com o título de Vulgata, a Bíblia oficial do cristianismo. Tinha uma personalidade forte, suscitando entusiasmos e polêmicas. Exilava-se da sociedade em busca de paz interior, reaparecendo sempre que produzia algum novo livro. Este homem extraordinário estava consciente de suas próprias culpas e de seus limites (batia-se no peito com pedras por causa dos seus pecados), mas estava consciente também dos seus merecimentos. Morreu aos 72 anos, em 420, em Belém. 

 Pe. João Bosco Vieira Leite