Quarta, 01 de abril de 2020


(Dn 3,14-20.24.49.91-92.95; Sl Dn 3; Jo 8,31-42) 
5ª Semana da Quaresma.

“Se permanecerdes na minha na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos,
e conhecereis a verdade, e a verdade, e a verdade vos libertará” Jo 8,31b-32.

“O evangelista João gosta demais deste verbo permanecer. Já contei oito vezes este verbo ocorrendo em textos seus. ‘Permanecei em mim! ’. Mais do que um verbo esta palavra traz hoje um apelo existencial. No mundo em que vivemos as coisas permanecem pouco: valor monetário muda de nome em vez em quando, a moda muda de vez em sempre; as marcas mudam, as ideias mais ainda; as palavras mudam de significado em tantas gírias e a mentalidade muda com a propaganda. Consumir é mudar tudo para o carro do ano, a bicicleta do mês, o tênis do dia. Até o modo de amar entra na engrenagem descartável: ‘Eu não estou namorando, estou apenas ficando com este carinha até sábado, depois vamos ver no que dá! ’. Coisas do nosso tempo! ‘Se permanecerdes em minha palavra’. Este apelo parece moderno! Mas Jesus não é vitrine de shopping-center! Ele está convocando mais para raiz! Ele está convocando a cultivar a paixão pela Verdade. Conhecer a Verdade é permanecer mais no sentido das coisas. Ele está convocando para o discipulado! O bom discípulo é aquele que escuta bem a palavra do Mestre e numa palavra do Mestre consegue ver ressoar todo um projeto de vida. Hoje nós passamos rapidamente por tudo sem querer ir ao essencial. Somos escravos de uma distração que corrompe e nos tira a verdade de existir. Não estamos na verdade das coisas, apenas ficamos no uso das coisas. Permanecer é algo mais forte e profundo! – Senhor, que eu aprenda a permanecer na tua Palavra, para que não fique preso ao efêmero, ao entusiasmo passageiro e epidérmico. Que chegue à verdade de tudo. Amém (Vitório Mazzuco Filho – Graças a Deus [1995] – Vozes).

Pe. João Bosco Vieira Leite