Terça, 8 de outubro de 2019


(Jn 3,1-10; Sl 129[130]; Lc 10,38-42) 
27ª Semana do Tempo Comum.

“O Senhor, porém, lhe respondeu: ‘Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas.
Porém, uma só coisa é necessária’” Lc 10,41-24a.

“Lucas, com esta sua narrativa que lhe é exclusiva, ilustra duas atitudes de acolhimento de Jesus, que se complementam. Ele, que gostava das pessoas, deixa-se querer, porque as duas coisas são importantes. Rejeitar as amostras de afeto, de Deus e dos outros, seria um grave erro, de consequências nefastas para a santidade. Marta ou Maria? Mas..., por que enfrentar a quem tanto se gosta, e que gosta tanto de Deus? Jesus amava a Marta e a Maria e ao seu irmão Lázaro, e nos ama a cada um de nós. No caminho da santidade não há duas almas iguais. Todos procuram amar a Deus, mas com estilo e personalidade próprios, sem imitar a ninguém. Nosso modelo está em Cristo. Incomoda-te a maneira dos outros tratar a Deus? Tente aprender da sua piedade pessoal. Servir aos outros, por amor de Deus, é uma honra, não uma carga. Servimos com alegria? Marta dedicava-se aos cuidados de preparação da refeição, certamente com preocupações supérfluas, em vista da dignidade do hóspede. Jesus intervém quando Marta quer coagir Maria a ajuda-la nesta tarefa. Nesta atitude, vê-se que ela julgava mais importante o supérfluo da refeição, indo além da simplicidade, do que a escuta da Palavra e o diálogo com Jesus. Ele, então, mostra a Marta que o fundamental é a escuta da Palavra. Não percamos a paz, nem o bom humor. E, para isso, cuidemos da presença de Deus. A narrativa trata de ajudar-nos a compreender que toda atividade só tem sentido quando orientada para o cumprimento da vontade de Deus, revelada por sua Palavra, que deve ser escutada e posta em prática. – Pai, que o meu agir não seja movido por um ativismo insensível à Palavra de Jesus. Antes, seja toda a minha ação decorrência da escuta atenta desta Palavra” (Sônia de Fátima Marani Lunardelli – Meditações para o dia a dia – Vozes).   

 Pe. João Bosco Vieira Leite