Segunda, 21 de outubro de 2019


(Rm 4,20-25; Sl Lc 1; Lc 12,13-21) 
29ª Semana do Tempo Comum.

“Convencido de que Deus tem poder para cumprir o que prometeu. Esta sua atitude de fé lhe foi creditado como justiça” Rm 4,21-22.

“Hoje, Paulo concentra-se na fé de Abraão e na sua relação com a promessa de Deus. Sublinha a caminhada decidida e corajosa do patriarca para a salvação por meio da fé. Abraão ‘não duvidou’ diante da promessa de Deus, ‘pelo contrário, tornou-se mais forte na fé’ (v. 20). Abraão fundamentou a sua vida numa realidade que parecia inconsistente: uma palavra pronunciada por Alguém que não via e cuja veracidade, portanto, não podia avaliar. Mas era Palavra de Deus, e foi na relação com Deus que Abraão encontrou segurança. Sendo também ele rico, e podendo viver tranquilo e seguro por muitos anos na sua terra, preferiu obedecer a Deus e cumprir sua vontade, certo de que a verdadeira segurança só se encontra no cumprimento da vontade de Deus. Ao dirigir-se aos cristãos de Roma, e a todos nós, filhos de Abraão na fé, acentua que somos chamados a acreditar em Deus, capaz de ressuscitar os mortos. O patriarca sabe que não tem qualquer mérito diante de Deus, que tudo lhe deve, e que ele não falta às suas promessas. Por isso, confia nele e se confia a Ele, tornando-se um claro exemplo e estímulo para nós, como pessoas e como comunidades. A nossa fé, que é um reconhecimento da nossa indigência e uma aceitação da salvação oferecida pela força de Deus, refere-se essencialmente ao grande acontecimento que é a ressurreição de Cristo. Também o cristão é chamado à fé. Mas, ao contrário de Abraão, já viu realizadas em Cristo as promessas de Deus. Por isso, podemos afirmar como Paulo: ‘sei em quem acreditei!’ Em Cristo encontramos a fonte da vida, da alegria, da paz. Participando no mistério da sua oferta, tornamo-nos cada vez mais capazes de amar, de nos entregar, de darmos glória a Deus. – Senhor Jesus, quero conhecer-te sempre mais, deixando-me instruir pelo Pai o qual me revela quem, de verdade, Tu és (Sônia de Fátima Marani Lunardelli – Meditações para o dia a dia[2015] – Vozes).

Pe. João Bosco Vieira Leite