Quinta, 24 de outubro de 2019


(Rm 6,19-23; Sl 01; Lc 12,49-53) 
29ª Semana do Tempo Comum.

“Eu vim lançar fogo sobre a terra e como gostaria que já estivesse aceso!” Lc 12,49

“Interpretar a Bíblia é, ao mesmo tempo, um desafio e uma responsabilidade. É uma responsabilidade porque a entendemos como Palavra de Deus e é um desafio porque ela contém inúmeros gêneros literários e foi escrita em um contexto social, cultural e geográfico diferente do nosso. As palavras de Jesus em Lc 12,49 constituem um desafio e tanto ao interprete bíblico. De início, precisamos fazer distinção entre texto literal e texto figurado. O fogo a que Jesus se refere é simbólico e não uma aplicação literal. Na Bíblia, ‘fogo’ possui diversas conotações. Pode ser fogo comum, fogo como castigo, fogo purificador, fogo que abrasa o coração etc. No texto de Lc 12,49, os comentaristas bíblicos divergem com duas possíveis interpretações: diante do contexto ( v. 49-53), alguns afirmam que se trata de um fogo que vem por meio do juízo divino, que purifica e divide (Mt 7,9; Mc 9,48; Lc 3,17); outros, no entanto, indicam que pode referir-se à ação do Espírito Santo (Lc 3,16; At 2,3). Tanto uma quanto a outra são plausíveis e úteis para nossa reflexão e edificação. O fato é que a mensagem de Jesus a respeito da chegada do Reino de Deus causa divisão (v. 52-53) e envolve purificação. Os profetas Zacarias (13,9) e Malaquias (3,2-3) afirmavam que o Messias traria fogo que purificaria e distinguiria os verdadeiros seguidores de Deus daqueles que não eram. Precisamos, de fato, de um fogo que purifique e confirme que somos chamados para ser diferentes neste mundo que jaz no maligno. Por outro lado, carecemos deste fogo que, por meio do Espírito Santo, abrasa nosso coração e nos faz ser e agir sob o fervor deste mesmo Espírito (Rm 12,11). O Reino de Deus chega com Jesus, trazendo esse fogo que precisa estar aceso em nossa vida para que possamos incendiar este mundo com o Evangelho! – Senhor, acende teu fogo em nós para que o mundo conheça a tua vontade por nosso intermédio. Amém!  (Acyr de Gerone Junior – Meditações para o dia a dia [2017] – Vozes).

Pe. João Bosco Vieira Leite