Sexta, 12 de abril de 2019

(Jr 20,10-13; Sl 17[18]; Jo 10,31-42) 
5ª Semana da Quaresma.
“Muitos foram ter com ele e diziam: ‘João não realizou nenhum, sinal,mas tudo o que ele disse a respeito deste homem é verdade’” Jo 10,41.
“João Batista. O precursor de Jesus. O grande profeta que preparou caminho reto para o Reino de Deus. O mensageiro que anunciou o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. O homem escolhido por Deus para realizar o Batismo de Jesus, no qual a Santíssima Trindade foi revelada, anunciando ser este realmente o Salvador. Após uma discussão entre Jesus e mestres da lei a respeito da sua divindade, o Salvador volta ao lugar onde João Batista anunciava sua mensagem de arrependimento e Batismo. Por lá ‘muitos vinham a ele e diziam: ‘Na verdade, João não fez nenhum sinal, mas todas as coisas que ele disse deste homem eram verdadeiras’’ (Jo 10,41). Um belo testemunho. Mas uma afirmação de que João Batista era profeta que apontava para a salvação. Não era homem de milagres, de grandes feitos, de chamar a atenção para si. A vida de João Batista aponta para Jesus. E tudo o que ele anunciou a respeito de Cristo foi visto e experimentado por todos. Hoje a vida do cristão também é como a vida de João Batista. O viver cristão aponta para Jesus. Quando o cristão vive a sua fé, age na sociedade, ama os inimigos, estende as mãos para os errados e cuida dos que sofrem, ele está apontando para Jesus. Com seu testemunho de vida. O foco não são suas atitudes, mas para aquele que transforma o nosso viver com seu perdão e Espírito Santo. É este relacionamento que precisamos fortalecer para testemunhar. Uma união com Cristo, pela Palavra e pelos sacramentos, para que a fé seja fortalecida e vivenciada. Não há testemunho sem a confissão de que Cristo é Senhor. Não há como apontar para Jesus como Cordeiro de Deus, a exemplo de João Batista, se não há contato com a Palavra. Por isto, leia a Palavra, ore, testemunhe! –Senhor Jesus, ensina-me a testemunhar. Dá-me uma fé sincera e firme na Palavra. Que minha vida seja como uma seta apontando para ti. Em teu nome, amém! (Bruno Arnoldo Kruger Serves – Meditações para o dia a dia [2017]- Vozes)
Pe. João Bosco Vieira Leite